Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Nove entidades do setor das embalagens de vidro assinam compromisso para cumprimento das metas nacionais de reciclagem

15/11/2021
O objetivo é garantir que, em 2025, 75% de todas as embalagens de vidro colocadas no mercado são recolhidas para reciclagem.
Imagen

O atual desafio para se alcançar as metas de reciclagem do vidro de embalagem em Portugal, que se situam nos 70% em 2025 e 75% em 2030, levou o setor a unir-se num esforço conjunto, no âmbito das suas competências e intervenção, para desenhar uma estratégia que permita ao País cumprir, ou mesmo antecipar, as referidas metas.

Alcançar 75% de recolha para reciclagem de todas as embalagens de vidro que são colocadas no mercado é um objetivo desafiante, mas possível, com base na colaboração destas entidades e com o apoio dos demais intervenientes na gestão dos resíduos urbanos em Portugal.

O compromisso é assumido pela ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, a ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a APCV – Associação Cervejeiros de Portugal, a PROBEB – Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e pela Sociedade Ponto Verde.
Estas nove entidades propõem quatro eixos de atuação prioritários, Sistema de Recolha, Comunicação e Sensibilização, Fluxos Complementares e Suporte Financeiro da Gestão de Resíduos, cada um com medidas concretas de atuação.

Numa década tão desafiante para Portugal, esta união entre os representantes dos agentes económicos mais relevantes da cadeia de valor das embalagens de vidro reflete uma grande dedicação e empenho em dar um contributo efetivo para o cumprimento das metas de reciclagem do Vidro. Pretende-se, assim, reduzir o consumo de matérias-primas e de energia, bem como reduzir a pegada carbónica e aumentar a circularidade deste material de embalagem.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial