Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Combate ao desperdício alimentar

Mais de 18 mil toneladas de produtos alimentares doados pelo setor da Distribuição Alimentar

30/09/2021

Em 2020 foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares que integram a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), mais 16% do que no ano anterior.

Imagen

Esta meta foi celebrada a 29 de setembro no evento organizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, no Banco Alimentar Contra a Fome, que teve como objetivo reforçar o debate em torno do desperdício alimentar.

O diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, acrescenta ainda que “no ano passado foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade”, mais 17% do que em 2019, através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação dos produtos com etiqueta específica e redução do preço. Estão abrangidas nesta iniciativa cerca de 1.800 lojas associadas da APED.

A APED participou neste evento enquanto membro fundador do Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional lançado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares que comemorou a 29 de setembro o seu primeiro aniversário com o lançamento de uma campanha de sensibilização, à escala nacional, junto do consumidor. Assente no racional da reutilização, a campanha reúne antigos filmes e cartazes publicitários das várias marcas.

Participam nesta iniciativa as 11 cadeias do setor de Distribuição Alimentar que contribuíram ativamente para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.

A APED salienta que o setor da Distribuição "está unido no compromisso de prevenção do desperdício alimentar e muitas têm sido as boas práticas que resultam da atividade dos associados da APED no que à eficiência dos processos internos ou relação com os parceiros diz respeito".

foto

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial