Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Aqualife: há 20 anos a garantir a qualidade do agroalimentar

28/09/2021

A Aqualife fornece, desde 2000, soluções de nebulização ao setor agroalimentar. Falamos de equipamentos que permitem manter a humidade relativa e, desta forma, contribuir para a conservação de produtos frescos e seguros.

A empresa asume-se como pioneira e líder na introdução de um novo fator na conservação dos produtos frescos: a humidade.

Com a sua mais variada gama de equipamentos, o objetivo passa por proporcionar um ambiente adequado para que não ocorra uma perda de água no produto devido à diferença de pressão hídrica.

Imagen

Desta forma, sem que o produto firque sequer molhado, é possível evitar a evaporação da água do produto, abrandando, assim, outros processos de degradação.

“Além de melhorar a qualidade organolética, obtemos também um menor desperdício e reduzimos a percentagem de resíduos gerados, contribuindo para um processo mais sustentável”, salienta a empresa.

Aplicações

Os equipamentos de nebulização da Aqualife são utilizados na conservação de todos os tipos de produtos frescos com elevados índices de humidade e que, nesse sentido, a perda da humidade representa uma aceleração no seu processo de degradação.

“Tal é possível em diferentes fases do processo de produção: ambientes que exigem uma humidade relativa específica como o amadurecimento de vinhos, queijos, cultivo de cogumelos, maturação de carnes, exposição e venda de produtos frescos (como as peixarias, talhos, frutarias, lojas de legumes, flores, etc.”, enumera a Aqualife.

Imagen

Experiência e estudos científicos

Para a Aqualife, é muito importante o feedback dos clientes. Prova disso são os 2000 equipamentos instalados ao longo destes 21 anos em que a empresa está neste segmento. Os clientes da marca vão desde os pequenos estabelecimentos como as grandes empresas de distribuição que operam na indústria agroalimentar.

Assim, a Aqualife têm realizado estudos ao longo dos últimos anos, em parceria com universidades e centros de investigação, de forma a garantir o correto funcionamento dos seus equipamentos. Estes estudos, garante a empresa, salientam benefícios tanto na redução das perdas como na melhoria das qualidades organoléticas dos produtos frescos.

Entre outras, foram varias as conclusões obtidas nessas investigações, tais como:

  • Para a fruta em expositor, no estudo realizado pela universidade de La Rioja, demonstrou-se uma redução das perdas depois de sete dias de até 8% em frutas e 25% em legumes. (Echevarri Granado, Ayala Zurbano, Sanz Cervera, & Olarte Martínez, 2010);
  • No estudo realizado no centro CSIC de Saragoça (Espanha) para a fruta em câmara, obtiveram-se reduções nas perdas de 8% após 15 dias em câmara. (Redondo Taberner, Díaz Simón, & Val Falcón, 2017);
  • Para os produtos cárneos, as perdas diretas com sistemas Aqualife foram reduzidas até em 4% em quatro dias de armazenamento em vitrinas, segundo o estudo realizado pelo IRTA - Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar. (Martínez & Sánchez, 2012);
  • No caso do peixe, o estudo realizado pela Universidade de Saragoça conclui que a perda reduz-se até em 7% e após 50 horas de exposição. (Beltrán Gracia & Hernaández Somarriba, 2008).

Todavia, frisa a Aqualife, a estas perdas devem também ser consideradas as causadas pelos resíduos gerados para melhorar o aspeto visual do produto exposto (como é o caso, por exemplo, dos bifes).

Imagen

Funcionamento

São duas as tecnologias usadas na produção de nebulização sobre produtos frescos:

  • Pulverização por pressão: gerando uma névoa vertical através de um sistema de pressão baixa geram partículas com um tamanho entre 40 e 70 µm.
  • Geração de vapor por ultra-som, que produz uma névoa horizontal com partículas mais finas, mas sempre com um tamanho superior às 10 µm.

Os equipamentos incorporam também sistemas de filtro e desinfeção constante por forma a obter água com um nível alto de segurança microbiológica.

Com a finalidade de simplificar o seu uso e melhorar a segurança, a Aqualife tem incorporado um sistema de programação de última geração que permite ao utilizador, através de um simples ecrã, obter a informação sobre o controlo e a configuração dos parâmetros de funcionamento.

Imagen

Segurança

Os equipamentos da Aqualife estão projetados para assegurar o cumprimento dos requisitos legais e das normas em vigor, tanto em termos de segurança alimentar como ambiental.

Respeita todas as exigências dos regulamentos de higiene, legislação de água para consumo humano e de prevenção da legionella.

Os sistemas estão ainda dotados de módulos de desinfeção contínua, filtros de osmose inversa e lâmpadas ultravioleta, que garantem a qualidade da água nebulizada. “Conseguimos, assim, equipamentos fiáveis e evitamos problemas de contaminação não desejada. O sistema de autocontrolo incorporado no programa permite que, em caso de falha de algum dos módulos de desinfeção, estes parem automaticamente, emitindo avisos sobre a falha gerada”, explica a empresa.

Imagen

Equipa qualificada

Para obter estes resultados, a Aqualife dispõe de uma equipa de profissionais qualificados (desde engenheiros industriais, eletrónicos e de projeto, além de biólogos e engenheiros agrónomos), integrada nos departamentos Técnico, de I+D e de Qualidade.

“Assim, é possível adequar os nossos sistemas às necessidades dos diferentes setores agroalimentares. A nossa garantia está também no nosso amplo know-how e a experiência que temos no setor da nebulização. Somos líderes em instalação destes sistemas”, conclui a empresa.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial