Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Agroalimentar: AICEP promove a internacionalização da oferta nacional em parceria com a Mercadona

10/09/2021

A AICEP, no âmbito da sua iniciativa 'Redes de Fornecedores', está a desenvolver uma campanha em parceria com a Mercadona que tem como objetivo alargar a base de fornecedores portugueses da líder retalhista em Espanha e incrementar a exportação de marcas e produtos portugueses.

Imagen

A Mercadona abriu as 10 primeiras lojas em Portugal em 2019 e continua em expansão pelo País, que conta já com 24 das suas 1641 lojas e emprega mais de 1700 colaboradores.

Desde 2016, ano em que a empresa anunciou o seu projeto de expansão em Portugal, que a empresa aumentou em 400% as compras a fornecedores nacionais, passando de 52 milhões de euros para 208 milhões de euros em 2020, comprando atualmente a mais de 300 fornecedores portugueses. Deste volume de compras destacam-se as frutas, legumes, peixe, vinhos, produtos de pastelaria e padaria, entre outros, sendo que parte destes produtos a Mercadona também tem disponíveis nas suas lojas em Espanha.

Esta ação da AICEP vem aliar-se ao compromisso da empresa de privilegiar grandes e pequenos fornecedores locais e deriva do reconhecimento da qualidade dos produtos portugueses. Através desta iniciativa, empresas portuguesas dos setores agroalimentar e casa poderão candidatar-se a potenciais fornecedores da marca.

“O objetivo primordial é aumentar o número de empresas e produtos portugueses que integram a cadeia de fornecimento do retalhista em Portugal e Espanha. Pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis e sustentáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais”, salienta a AICEP.

A campanha insere-se no âmbito da ação 'Rede de Fornecedores' em que AICEP desenvolve um trabalho de promoção da oferta portuguesa perante grandes empresas estrangeiras, facilitando informação e o consequente acompanhamento de todo o processo de qualificação de fornecedores, podendo assim contribuir para a internacionalização dos produtos portugueses.

“O principal objetivo da AICEP com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as Grandes Empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente”, sublinha o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

No contexto desta parceria, a AICEP facilitou à Mercadona a informação de diversas empresas com um grande portefólio de produtos nas diversas áreas.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial