A AICEP, no âmbito da sua iniciativa 'Redes de Fornecedores', está a desenvolver uma campanha em parceria com a Mercadona que tem como objetivo alargar a base de fornecedores portugueses da líder retalhista em Espanha e incrementar a exportação de marcas e produtos portugueses.
A Mercadona abriu as 10 primeiras lojas em Portugal em 2019 e continua em expansão pelo País, que conta já com 24 das suas 1641 lojas e emprega mais de 1700 colaboradores.
Desde 2016, ano em que a empresa anunciou o seu projeto de expansão em Portugal, que a empresa aumentou em 400% as compras a fornecedores nacionais, passando de 52 milhões de euros para 208 milhões de euros em 2020, comprando atualmente a mais de 300 fornecedores portugueses. Deste volume de compras destacam-se as frutas, legumes, peixe, vinhos, produtos de pastelaria e padaria, entre outros, sendo que parte destes produtos a Mercadona também tem disponíveis nas suas lojas em Espanha.
Esta ação da AICEP vem aliar-se ao compromisso da empresa de privilegiar grandes e pequenos fornecedores locais e deriva do reconhecimento da qualidade dos produtos portugueses. Através desta iniciativa, empresas portuguesas dos setores agroalimentar e casa poderão candidatar-se a potenciais fornecedores da marca.
“O objetivo primordial é aumentar o número de empresas e produtos portugueses que integram a cadeia de fornecimento do retalhista em Portugal e Espanha. Pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis e sustentáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais”, salienta a AICEP.
A campanha insere-se no âmbito da ação 'Rede de Fornecedores' em que AICEP desenvolve um trabalho de promoção da oferta portuguesa perante grandes empresas estrangeiras, facilitando informação e o consequente acompanhamento de todo o processo de qualificação de fornecedores, podendo assim contribuir para a internacionalização dos produtos portugueses.
“O principal objetivo da AICEP com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as Grandes Empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente”, sublinha o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
No contexto desta parceria, a AICEP facilitou à Mercadona a informação de diversas empresas com um grande portefólio de produtos nas diversas áreas.
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