Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Consumo alimentar e economia circular

Auchan já reutilizou 130 toneladas de plástico separado nas suas lojas para produzir o saco Eco Circular

27/07/2021
A Auchan Retail Portugal já reutilizou 130 toneladas de plástico separado nas suas lojas para produzir o saco Eco Circular, utilizado nas compras online.
Imagen
Lançado no ano passado, este saco é reutilizável, é 100% de origem reciclada e 100% reciclável no seu fim de vida, e no seu processo de produção não são usadas matérias novas, nem pigmentos corantes, de forma a reduzir o desperdício e a permitir uma maior poupança de recursos.

Esta é uma das seis opções que a Auchan disponibiliza para reduzir o plástico de utilização única, a par, por exemplo, dos sacos de rede reutilizáveis para frutas e verduras e dos sacos 100% algodão, e que é também uma alternativa aos sacos de caixa que passaram a ser obrigatoriamente cobrados desde o início do mês, com a entrada em vigor da nova legislação que visa a diminuição da utilização do plástico, com incidência nas embalagens para refeições prontas a consumir.

Desde então, os clientes passaram também a poder utilizar as suas próprias embalagens reutilizáveis*, em todas as lojas Auchan, para transportar os produtos vendidos nos balcões de produtos frescos com venda assistida: gastronomia, queijaria, charcutaria, pastelaria, talho e peixaria.

Além disso, a empresa vinha já a implementar um conjunto de alternativas/medidas de combate ao plástico descartável nas lojas, como a introdução de cotonetes com paus de papel nos produtos de marca própria; soluções de fraldas reutilizáveis; aumento do número de referências disponíveis no formato ‘avulso’; e o fim da venda, desde 15 de maio de 2020, de artigos descartáveis de plástico de utilização única, como pratos, copos, talheres e palhinhas.

No espaço da gastronomia, toda a loiça de plástico foi substituída por loiça reutilizável.

A sustentabilidade e a promoção de uma economia circular são pilares fundamentais da Auchan que tem procurado antecipar-se a todas as determinações legais porque sempre fez parte do ADN da empresa encontrar soluções de combate ao plástico de utilização única. Por exemplo, no futuro próximo, a legislação prevê ainda a proibição de cotonetes com cabo de plástico, varas para fixar balões e louças descartáveis em plástico, tais como pratos, tigelas, facas, garfos, colheres, palhinhas e palhetas. Atualmente, a marca própria Auchan tem já alternativas sustentáveis para todos estes produtos.
Recorde-se que no plano de negócios para 2022, além da luta contra a poluição por plásticos, a Auchan definiu dois grandes objetivos: tornar 100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e eliminar, na medida do possível, as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes e consumíveis na zona de restauração e cafetaria.

*Os estabelecimentos podem recusar o transporte dos produtos em embalagens dos clientes que coloquem em causa a segurança alimentar, por não estarem devidamente limpas ou por não serem adequadas ao acondicionamento e transporte dos alimentos em questão.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - PortoTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial