Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Luís Simões: compromisso com o meio ambiente para a logística de produtos ecológicos

18/06/2021
O operador recebeu a certificação de Armazém de Produtos Ecológicos no seu Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, convertendo-se assim num dos recetores autorizados a importar este tipo de produtos na União Europeia.
Imagen

Garantir uma produção sustentável, de qualidade e respeitadora do meio ambiente deveria ser, nos dias de hoje, um dos principais objetivos de todo o tipo de empresas, especialmente das agrícolas.

A agricultura ecológica é, segundo a Greenpeace, aquela que “assegura uma agricultura salutar e uma alimentação saudável para o presente e o futuro, uma vez que protege o solo, a água e o clima, promovendo a biodiversidade sem poluir o meio ambiente com produtos agroquímicos nem o cultivo de alimentos transgénicos”.

Graças ao seu trabalho nesta área, a Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, obteve a certificação de Armazém de Produtos Ecológicos no seu Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, localizado no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte. Este selo reconhece as empresas que cumprem as normas de sustentabilidade, e garante que os produtos com os quais trabalham têm origem em agricultura ecológica.

A certificação, com validade europeia, assegura que todos os pontos da cadeia de abastecimento, desde a produção até à chegada ao consumidor final, cumprem os critérios de produção ecológica. O Centro da Luís Simões converte-se, assim, num armazém de receção de qualquer importação de produtos ecológicos de fora da União Europeia. Este COL foi autorizado pela Comissão Europeia e registado no sistema TRACES (Trade Control and Expert System) como prova do cumprimento destes requisitos nas suas operações. O operador logístico será, anualmente, submetido a uma auditoria independente que permitirá renovar esta certificação.

“Ter o privilégio de poder receber importações de produtos ecológicos para a União Europeia dá-nos uma vantagem competitiva na área da logística, e é mais um passo na nossa missão de alcançar um futuro logístico mais sustentável”, comenta Pedro Ventura, Processes and Compliance Director da Luís Simões. “Este certificado implica a responsabilidade e o compromisso de que cumpramos a legislação nesta matéria, assim como junto dos nossos consumidores e clientes”, acrescenta.

Operações de confiança

O novo selo obtido pela Luís Simões confirma as boas práticas da empresa no armazenamento de produtos ecológicos, através de operações que garantem a proteção do meio ambiente. Para além disso, certifica que no armazenamento dos produtos foi garantida a preservação da biodiversidade, a não utilização de produtos químicos sintéticos nem de Organismos Geneticamente Modificados, e ainda o respeito pelos ciclos naturais e o bem-estar animal.
Esta certificação soma-se a outros reconhecimentos que o operador logístico tem conseguido alcançar graças ao seu constante compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Recentemente, a empresa obteve a certificação IFS Logistic, também no COL de Guadalajara, pelo bom desempenho na distribuição de produtos alimentares durante a pandemia. De igual forma, a Luís Simões foi incluída no Top 10 do Prémio de Sustentabilidade da Nestlé, e em 2019 obtivera também a certificação de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos (GDP) para o seu Centro de Operações Logísticas de Cabanillas del Campo (Guadalajara).
Para além disso, os centros de Cabanillas del Campo e do polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte contam com a certificação LEED, concedida pelo Green Building Council dos EUA, por serem edifícios eficientes em termos de energia e utilização de recursos.
“Todas as empresas têm uma grande responsabilidade para com a sociedade, começando pelo respeito e a preservação do meio ambiente. Somos uma empresa empenhada neste sentido, e há muito tempo que trabalhamos para garantir o correto abastecimento de produtos ecológicos e para cumprir os mais elevados padrões de sustentabilidade”, conclui Pedro Ventura.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial