Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

IVDP anuncia Rota dos Vinhos e Enoturismo do Porto e Norte

iAlimentar24/05/2021
Além do IVDP, participam o Turismo Porto e Norte de Portuga e as Comissões Vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Távora-Varosa e Trás-os-Montes.
Imagen

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) anunciou que vai participar como membro fundador - através da ‘Rota dos Vinhos do Douro e do Porto’, a mais antiga região delimitada e regulamentada do Mundo - na Rota dos Vinhos e do Enoturismo do Porto e Norte de Portugal (RVEPN), que será apresentada publicamente a 27 de maio.

Ao tornar-se detentor da marca ‘Rota dos Vinhos do Douro e do Porto’, o IVDP retomou uma iniciativa que tinha sido experimentada no passado, agora procurando maior abrangência, envolvimento e rigor na execução e vivência do projeto, consignando princípios de governança e de gestão, projeto que não está apenas assente no contributo dos diferentes stakeholders que a compõem, mas preconiza uma ação em lógica de rede.

“No respeito pelos princípios enunciados na Carta Europeia do Enoturismo, é lançado, assim, um desafio que deve ser entendido como um processo partilhado, autorregulado, e de adesão voluntária por todos quantos nele queiram participar: adegas, instalações vitivinícolas, centros de acolhimento e outras instalações conexas que proporcionem programas e conteúdos de visita e experimentação diversificados e complementares, contribuindo para enriquecer a experiência dos turistas na descoberta e vivência na Região Demarcada do Douro”, assegura Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

Para o Instituto, este projeto consubstancia-se, pois, na implementação de uma estratégia coletiva de desenvolvimento, apoiado na observância dos princípios de Desenvolvimento Sustentável, da Cooperação, enquanto elemento potenciador de sinergias resultantes de complementaridades de atividades e ações comuns entre aderentes e demais parceiros do território e na preservação do meio ambiente, favorecendo o desenvolvimento socioeconómico do território com respeito pelo meio e pelos valores paisagísticos.

“O Douro é um dos expoentes de Portugal na oferta turística, com especial potencial no que diz respeito à oferta enoturística, conjunto de atividades e recursos turísticos, de lazer e de tempos livres, relacionados com as culturas, materiais e imateriais, do vinho e da gastronomia autóctone dos seus territórios”, sublinha o responsável.

A Região Demarcada do Douro é por si só, pela beleza inigualável das suas paisagens, pelo rio e pela sua gastronomia, aí se destacando os seus incomparáveis vinhos, cenário ideal para estruturar uma oferta turística.

Segundo o IVDP, o Douro deve, assim, mostrar-se de forma estruturada a todos aqueles que vêm à descoberta do território onde é produzido o seu vinho, incontornável fator para se potenciar, nacional e internacionalmente, o seu consumo esclarecido, fundamental ao aumento da sua comercialização, pois que só um consumidor que se embrenhou no território, viu as soberbas paisagens do rio, cheirou a terra, espraiou o olhar pelas vinhas, viu colher as uvas ou fazer o vinho, pode ter uma perceção consolidada de toda esta riqueza que, assim, se lhe ficará ligada de modo perene.

“As Rotas do Vinho constituem um dos produtos essenciais para o desenvolvimento dos destinos turísticos, ao serem instrumentos que organizam o território, porquanto dinamizam e promovem os ativos de um destino. Desempenham, na oferta de serviços turísticos, uma forma organizada de salvaguardar e valorizar a cultura, de abrir portas à descoberta de novos territórios”, conclui Gilberto Igrejas.

Para IVDP, o seu enorme potencial turístico merece tudo aquilo que possa contribuir para uma qualificação turística consolidada, no alinhamento do desafio estratégico nacional que visa a procura da coesão social e territorial, o esbater de assimetrias resultantes da sazonalidade, a valorização de um território onde se torna difícil a fixação de populações qualificadas, aspetos fundamentais quando se pretende criar valor e distribuir riqueza.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial