No âmbito da campanha 'Juntos pelas Abelhas', a Nestlé NESTUM® vai proceder à entrega simbólica de 400 colmeias a apicultores nacionais, no dia 20 de maio, às 11h00, no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, em Lisboa.
A entrega simbólica surge na sequência do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da campanha 'Juntos Pelas Abelhas', celebrado com a FNAP - Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a FENAPICOLA - Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel, através do qual a NESTUM (grupo Nestlé) vai doar 400 núcleos de abelhas-rainha, que, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo.
Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector. Foram assim selecionados 61 apicultores cujos apiários se localizam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades naturais registadas em 2020. Com esta iniciativa NESTUM está a contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo também a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.
Programa
10h45: Chegada ao local do evento e de exposição de colmeias e produtos apícolas
11h00: Discurso de Boas-vindas – Nuno Canada, Presidente do INIAV
11h10: Discurso de entrega de núcleos de abelhas – Luis Ferreira Pinto, Diretor de Dairy Nestlé Zona EMENA.
11h20: Entrega de Núcleos a cada um dos presidentes – FNAP e FENAPICOLA
11h25: Discurso da FNAP – Manuel Gonçalves – Presidente
11h35: Discurso da FENAPICOLA – Bruno Martins – Presidente
11h45: Discurso da DGAV – Susana Pombo, Diretora-geral da DGAV
11h55: Fim de cerimónia com visita aos apiários do Posto Apícola.
Conteúdo relacionado:
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa