Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Subida no Alimentar, Especializado com perdas significativas

Vendas no retalho com quebra de 1,5% em ano de pandemia

iAlimentar31/03/2021

O volume de vendas no setor do Retalho (Alimentar e Especializado) decresceu 1,5% em 2020 face ao ano anterior, atingindo um volume de vendas de 22.653 milhões de euros, revela o Barómetro de Vendas de 2020 da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Imagen

Num ano fortemente condicionado pelas restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, o Retalho Especializado foi a área mais penalizada, registando uma variação global de -17,7% no volume de vendas, que foi ainda mais negativa em mercados específicos, como o caso do vestuário, com quebras de -32,5%.

O Retalho Alimentar apresentou um aumento de 8,1% do volume de vendas no ano de 2020 face ao ano transato.

Neste segmento a categoria de produto que registou maior crescimento foi a área dos Congelados, com um aumento de 17,6% das vendas, que seguramente é explicado pelas contingências trazidas pela pandemia. Nota ainda para o crescimento da área de Bazar Ligeiro, com um aumento de 16,6% das vendas, da área Mercearia, com 11,6%, e Perecíveis, com 11,5%.
Em 2020 a quota de mercado de marca própria no Retalho Alimentar foi de 35,1%, um aumento de 1,4 pontos percentuais face ao registado em 2019.
No Retalho Especializado o volume de vendas foi de 7.032 milhões de euros em 2020, com o mercado de Informática a ser o segmento que mais cresceu, com um aumento de 23,1%, com uma maior procura por produtos como computadores portáteis (+31,1%) e tablets (+25,5%). Outro mercado em evidência no Retalho Especializado foi o segmento Pequenos Eletrodomésticos, com 20,2%, com crescimento em produtos como aspiradores (+29,4%), preparação de alimentos (+24,7) e máquinas de bebidas (23,9%).

Em sentido contrário esteve a venda de smartphones, com uma variação negativa de -6,5% face a 2019, livros, com -16,6%, e consolas, com -3,8%. O mercado que registou a maior quebra no Retalho Especializado foi o do vestuário, com uma variação de -32,5% do volume de vendas.

Num período em que o comércio eletrónico ganhou um novo impulso por força das circunstâncias, o Barómetro de Vendas APED indica que o peso do e-commerce no total das vendas do Retalho Alimentar foi de 3% e no Retalho Especializado foi de 14,9%.

A realidade apresentada pelo Barómetro de Vendas APED sustenta, com dados concretos, os alertas que a associação tem vindo a fazer ao longo dos últimos meses sobre o impacto que as sucessivas medidas de restrição impostas ao Retalho estão a causar na sustentabilidade do setor e na produção nacional. A APED reafirma o seu compromisso em ser uma parte ativa no combate à crise sanitária que o país enfrenta, como tem sido desde o início desta pandemia, e a sua disponibilidade para contribuir para soluções adequadas que protejam a saúde dos consumidores e assegurem condições de sustentabilidade aos agentes económicos.

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, considera que os números de 2020 mostram um “setor resiliente, mas onde inevitavelmente a desaceleração económica do país se fez sentir de forma intensa. Se por um lado o Alimentar aumentou as suas vendas e cumpriu a sua missão de 'alimentar Portugal', por outro o Especializado, apesar da sua capacidade de adaptação aos canais digitais, foi muito fustigado pelas medidas tomadas pelo Governo para conter a pandemia, algumas delas que, do nosso ponto de vista, não tiveram o correto equilíbrio entre economia e saúde pública”.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial