Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Como usar o abacate para proteger… o abacate?

01/04/2021

Na produção industrial de alimentos derivados do abacate, como o guacamole, são gerados resíduos que podem superar 45% do peso total do fruto.

O Instituto Aimplas tem em curso o projeto Guacapack, que visa dar uma segunda vida a estes resíduos e prolongar a vida do produto a embalar.

Imagen

O objetivo do projeto é desenvolver um novo sistema de embalagem biodegradável a partir de fontes renováveis, que prolongue o prazo de validade dos alimentos, neste caso do guacamole. Isto, graças a um rótulo com função de barreira ao oxigénio, que evita a oxidação, e à incorporação de antioxidantes naturais extraídos do próprio abacate, reduzindo assim a utilização de conservantes sintéticos.

O processo passa por extrair e purificar o amido da semente de abacate, de forma a obter uma película que será utilizada para fabricar etiquetas IML multicamada, que atuam como barreira ao oxigénio e previnem a oxidação do alimento.

A partir dos resíduos da pele e da polpa são obtidos componentes ativos com elevada capacidade antioxidante para incorporação num bioplástico (PLA) com o qual a embalagem será fabricada pelo processo de injeção e que, quando em contacto com o alimento, prolongará a sua vida útil em 15%.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial