A Auchan Retail Portugal, num compromisso conjunto com outros países onde a insígnia está presente, reforçou o seu compromisso com um modelo mais virtuoso de economia circular do plástico, que promove a redução, a reutilização e a reciclagem deste material.
Atualmente, a abordagem da Auchan Retail passa por reduzir as fontes de poluição por plástico, na esfera das suas operações, bem como sensibilizar e mobilizar os seus stakeholders, fornecedores, colaboradores e clientes para a importância desta questão.
Segundo dados da Auchan Retail, desde 1964, a produção mundial de plásticos aumentou 20 vezes, atingindo 311 milhões de toneladas em 2014, valor que deverá duplicar nos próximos 20 anos e quadruplicar até 2050.
No âmbito desta estratégia, a Auchan Retail tem-se empenhado em alterar as suas linhas de produtos para limitar o uso de produtos de plásticos descartáveis: eliminou a venda de talheres de plástico de utilização única na União Europeia e no Senegal (quase 1950 toneladas de plástico evitadas) e já não disponibiliza talheres de plástico para as refeições de take-away; desenvolveu o fornecimento de produtos alimentares e não alimentares a granel; está a implementar alternativas para embalagens de frutas e vegetais e, na área não alimentar, multiplicou as gamas ecológicas nas áreas dos cosméticos e têxteis.
Recorde-se que a Auchan Retail Portugal conta já com várias soluções e iniciativas para a redução e melhor utilização do plástico, como a disponibilização de um saco reutilizável para frutas e verduras; o fim da venda de artigos descartáveis de plástico de utilização única, como pratos, copos, talheres e palhinhas, que foram substituídos por artigos biodegradáveis e reutilizáveis; alteração de todos os paus de cotonetes de plástico para papel, nos produtos da marca própria; introdução de soluções de fraldas reutilizáveis; aumento do número de referências disponíveis no formato ‘avulso’, para que o cliente tenha a possibilidade de comprar apenas a quantidade que necessita; alteração da embalagem de alguns produtos de marca própria, entre outras.
De acordo com Paulo Monteiro, “o conjunto de medidas implementadas, em Portugal, desde final de 2018, permitiu eliminar, em 2020 aproximadamente 222 toneladas de plástico e substituir 343 toneladas de plástico virgem por incorporação de plástico reciclado”.
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