iAlimentar - BF7

8 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.IALIMENTAR.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER O consumo da 'geração limbo' e o impacto do teletrabalho no setor agroalimentar A pandemia causada pela Covid-19 e o conflito na Ucrânia trouxeram ainda mais incerteza a uma geração de jovens adultos que já é designada por 'geração limbo'. Essa geração encara o teletrabalho com normalidade e exige formas mais flexíveis de gestão. Para analisar estas tendências, a AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, publicou dois relatórios dedicados ao setor agroalimentar para ajudar as empresas a conhecer melhor estas mudanças e a aplicá-las no desenvolvimento do seu negócio. As duas análises estão já disponíveis - 'A Geração Limbo' e o 'Mercado Agroalimentar e Teletrabalho e Soft Managing nas Empresas de Agroalimentar' - e integram o projeto 'Tendências em Gestão e Marketing Internacional' cujo objetivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas. Ao centrar-se numa geração que enfrenta limitações financeiras e dificuldades laborais, mas cujos hábitos de consumo são determinados pelas preocupações crescentes com a sustentabilidade e os comportamentos éticos – a 'geração limbo' – o primeiro relatório sintetiza alguns dos hábitos destes consumidores no que diz respeito à alimentação. Apesar do poder de compra limitado, esta geração tem hábitos de consumo exigentes, está comprometida com os valores de sustentabilidade, igualdade e tolerância e a sua influência na decisão da compra não deve ser subestimada. Para esta geração, a comida é uma forma de expressão e mais de 75% dos seus membros gosta de cozinhar e considera a culinária uma arte. Por outro lado, conhecer os hábitos de compra e de consumo da 'geração limbo' - de jovens adultos que veem os seus projetos adiados – é um desafio complexo para este setor. Nesta análise são ainda apresentados casos de empresas que, de alguma forma, procuraram adaptar-se aos novos consumidores, nomeadamente a Knorr, Violife e a GL Food Solutions. Agroalimentar: 'Dare2Change 2023' chega a 21 de março ao Porto O Colab4Food, em conjunto com a PortugalFoods e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, IP), organiza a 2.ª edição da conferência Dare2Change. Este evento, dirigido aos vários players do setor agroalimentar, terá lugar a 21 de março, em formato presencial, no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto. Em análise estarão os desafios enfrentados pelo setor - desde a inovação tecnológica aos novos modelos de negócio – e temas relevantes para o sucesso nacional e internacional das empresas agroalimentares portuguesas. Inscrições até dia 1 de março de 2023 aqui: https://dare2change.pt/inscricoes SagalExpo em Lisboa emmarço A SagalExpo - Feira de Exportação dos Sabores de Portugal está de regresso de 27 a 29 de março de 2023, e realiza-se na FIL, em Lisboa. A edição de 2023 promete ser ainda mais dinâmica, inovadora e determinante para o sucesso das empresas. O objetivo é dar a conhecer novos produtos produzidos em Portugal, servindo de montra às centenas de compradores internacionais que participam no evento. Temas em destaque: agroalimentar, azeite, bebidas, especiarias, pescado, embalagem, equipamentos, hortícolas, frutas, vinhos, laticínios, logística, carnes e derivados e transporte.

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx