BF8 - iAlimentar

16 EVENTO Entre essas soluções, as que atraírammais atenções foram as áreas de “etiquetagem e mobilidade, que apresentámos do nosso parceiro Brother. A etiquetagem está com um ritmo de crescimento muito elevado”, destacou João Mateus. João Diniz, product specialist labeling and mobility da Brother, destacou algumas inovações que a empresa deu a conhecer na Lisbon Food Affair, nomeadamente “uma gama de etiquetagem dedicada ao setor alimentar. Temos várias soluções, como impressoras para integrar bases de dados e que permitem imprimir automaticamente as etiquetas de validade de produtos, sem ser necessário um computador. Basta carregar a base de dados na memória da impressora e mandar imprimir a etiqueta de cada produto. É a nossa principal solução para o setor alimentar.” Outra das novidades passa por “uma solução que estamos a desenvolver em parceria com um integrador espanhol de impressão de etiquetas por comando de voz. Funciona coma Alexa e, através de um comando de voz, é possível imprimir a etiqueta do produto”. A Brother tem ainda outras soluções “dependendo do tipo de cliente. Algumas mais industriais para quem precisa imprimir um grande volume de etiquetas e já tivemos alguns pedidos, que esperamos que se concretizem”. COMPARAÇÕES COM ALIMENTÁRIA Sendo a Lisbon Food Affair a feira que sucede à Alimentária, era natural a existência de comparações entre os dois certames. “Estivemos presentes na Alimentária, mas não a última edição, e agora quisemos experimentar a Lisbon Food Affair. Posso dizer que o impacto é bastante positivo”, revelou Fabio Costantino, da Albipack, “não em termos de quantidade, mas a nível da qualidade dos visitantes”. A empresa aproveitou a feira para apresentar duas novidades, um modelo que faz a dosagem automática do produto e uma máquina “que trabalha com sacos pré-feitos e que permite fazer a impressão diretamente no saco, como o lote de validade, códigos de barras ou logotipos. Outra das novidades é a impressão personalizável, em que basta inserir os ficheiros e a máquina consegue fazer a impressão”, explicou Fabio Costantino, que destacou ainda a estreia nacional de “uma doseadora semiautomática já com um conceito de indústria 4.0.” Em causa está “um sistema avançado para controlo do equipamento de forma remota. Embora seja um equipamento semiautomático, permite algum tipo de automação e inclusive de personalização, além de fazer a dosagemde produtos líquidos ou pastosos dentro do recipiente. A diferença face à doseadora, que trabalha com produtos sólidos ou granulares, é que, neste caso, trabalhamos comprodutos líquidos, semilíquidos ou pastosos”. Rui Costa, gerente da Embalcer, revela que a empresa já tinha participado na Alimentária com “um balanço positivo” e que este ano, “como tínhamos novidades para apresentar na área do envolvimento de paletes com filmes, decidimos aproveitar a Lisbon Food Affair e o balanço está a ser positivo. Contactámos com vários clientes com uma grande disponibilidade para descobrir as novidades que temos nos vários setores e as evoluções, quer ao nível dos materiais de embalagem, quer dos equipamentos”. Quanto às novidades, Rui Costa revela que “conseguimos pegar num equiJoão Mateus, diretor comercial da ErgosTeck, com a equipa. João Diniz, product specialist labeling and mobility da Brother, destacou algumas inovações que a empresa deu a conhecer na Lisbon Food Affair.

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