30 LOGÍSTICA Segundo a ASAE, os níveis de segurança atualmente constatados nos controlos oficiais efetuados, incluindo nas plataformas logísticas, estão alinhados com os padrões de segurança alimentar no espaço comunitário, “pelo que podemos afirmar que os géneros alimentícios comercializados em Portugal são seguros” Order picker horizantal ECE 225 da Jungheinrich em operação. garantir continuidade de operações, mesmo quando havia necessidade de colocar equipas em isolamento. Tudo isto se passou com um misto de trabalho presencial e à distância". Segundo o Presidente da APOL, a pandemia veio trazer “grande visibilidade ao setor da logística, principalmente quando se percebeu que este era um setor bem preparado e com meios físicos e humanos para poder enfrentar uma crise sem precedentes como foi a pandemia”. Em termos de padrões de consumo, a pandemia serviu como um acelerador significativo quer da omnicanalidade, com especial incidência no comércio eletrónico, quer na tendência de aumento do comércio de proximidade. Nestes dois aspetos, Vítor Figueiredo admite que “a pandemia não alterou as tendências que já existiam, mas sem dúvida que as acelerou de uma forma muito significativa. Por outro lado, a pandemia serviu para que a sociedade se desse conta de quão frágeis e dependentes estavam as cadeias de abastecimento”. AS DIFICULDADES DE UM SETOR EM CRESCIMENTO Em paralelo com outros setores, também na área da logística se tem vindo a registar um decréscimo de mão de obra e uma grande dificuldade de atração de talentos. Ainda assim, esta dificuldade não foi iniciada pela a pandemia, segundo afirma o Presidente da APOL: “não cremos que tenha sido algo causado pela pandemia, mas cujos impactos foram, sem dúvida, acelerados e amplificados por esta crise”. Mas assume que a escassez de profissionais no setor “é um fator limitativo e altamente preocupante”.
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx