BF2 - iALIMENTAR

54 SUSTENTABILIDADE Tecnologia pela sustentabilidade Ao longo da última década têm vindo a ser publicados diversos estudos que apontam para uma maior atenção dada pelo consumidor às questões da sustentabilidade ambiental. Uma tendência que se tornou mais vincada com os impactos colaterais da pandemia. Pedro Queiroz Diretor-Geral da FIPA No caso do setor agroalimentar, arrisca- mo-nos a dizer, no entanto, que grande parte das vezes o consumidor desco- nhece o verdadeiro e complexo ciclo dos alimentos e quais são os seus reais pressupostos da sustentabilidade. Existe umconjunto de perceções pouco precisas neste âmbito. Por exemplo, basta-nos consumir local para que estejamos a contribuir para ciclos sus- tentáveis? Adquirirmos produtos com embalagens feitas demateriais recicla- dos significa que estamos a consumir sustentável? Estes são pequenos passos, de facto. Mas são a ‘ponta do iceberg’. A sustentabilidade de um produto ali- mentar acontece do ‘prado ao prato’. Está na forma como a matéria-prima é produzida; nos processos de trans- formação; nos ciclos de transporte e armazenamento; nas opções de embala- geme acondicionamento;mas também na gestão em casa do consumidor (da conservação à confeção, passando, inclusive, pelos hábitos de reciclagem). Portanto, falamos de um conceito vasto de sustentabilidade ambiental no setor alimentar e de um trabalho multidisciplinar que tem vindo a ser desenvolvido e que marcará o futuro do consumo e da alimentação. Neste enquadramento, teremos de ter como óbvio que sustentabilidade é sinónimo de tecnologia, assumindo que a transformação tecnológica do setor permitirá ganhos de eficácia e eficiência não só económica, mas sobretudo ambiental. Indício de que este é o caminho são os dados da Finisterre Ventures que revelam que, a nível global, o investimento em ‘agri- food tech’ atingiu recordes de 11,6 mil milhões de dólares, no final do terceiro trimestre de 2020.

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