BF16 - iAlimentar

12 ESTES SÃO OS VENCEDORES DO LFA INNOVATION 2025 A LFA – Lisbon Food Affair assume-se como um palco de inovação e lançamento de novos produtos, sendo o LFA Innovation um espaço dedicado à apresentação de produtos, serviços, equipamentos e soluções disruptivas lançados no mercado nacional. Com mais de 50 candidaturas, reflete o crescente compromisso do setor com soluções inovadoras. Coube ao júri, constituído pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, AHRESP – Associação da Hotelaria, APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Inovcluster, Instituto Superior de Agronomia, Startup Lisboa, Sociedade Ponto Verde e às revistas técnicas do setor iAlimentar e Grande Consumo, analisar e eleger os vencedores e as menções honrosas em várias áreas. Categoria Food&Beverage • 1º lugar: Bananika Chips, da Loop Persuit • Menção Honrosa: Lingote de Bacalhau Lugrade, da Lugrade – Bacalhau de Coimbra • Menção Honrosa: Filetes de Atum, Um bilhete Postal em Aguarela, da Sociedade Conserveira Açoriana Categoria Technology • 1º lugar: O primeiro software de gestão de fábrica alimentar nativo na “cloud”, da BrainR • Menção Honrosa: Xnext Xspectra, da Albipack – Packaging Systems Solutions • Menção Honrosa: Gestão Inteligente de Consumo de Ingredientes, da ADECI Categoria Horeca • 1º lugar: Mindful Eating Placemat, da Curious Coton • Menção Honrosa: Loiça Profissional, da Churchill. procurar as melhores soluções, mas eram muito antigas, difíceis de usar”. Isto em 2019. “Queria muito melhor para as minhas pessoas”, confessou. A solução que encontrou foi colocar mãos à obra. “Juntei uma equipa dentro da equipa de IT da Lusiaves e começámos a construir o produto. Há um ano tivemos o spinoff e criámos uma empresa independente”. A inovação também está bem presente no espírito do Grupo Bensaude, que marcou presença na Lisbon Food Affair juntamente com a comitiva da marca Açores. “Somos o maior grupo económico dos Açores e temos a responsabilidade de preservar e inovar com tudo o que é matéria prima e o receituário das ilhas”, revelou à iAlimentar Miguel Furtado, diretor geral da Retailor, que faz parte do Grupo. “Somos o distribuidor exclusivo das marcas MPD (a empresa da Bensaude distribuição) que cria as receitas e faz o desenvolvimento dos novos produtos”. Uma das unidades de negócio é a distribuição e é através dela que foi criada uma empresa “que está a desenvolver marcas e a tentar recuperar receitas para preservar algum do receituário que é típico dos Açores”. Na Lisbon Food Affair, o objetivo passou por “mostrar tudo o que temos, a forma como inovamos algumas receitas, com uma roupagem diferente, ou incutindo valor acrescentado pela embalagem e rotulagem. Aqui é o sítio certo para mostrarmos o que produzimos e dar a conhecer a nossa empresa, que tem esses produtos disponíveis para todos os canais”. E se até agora o conceito tem sido sustentado na venda de produtos com matéria prima dos Açores, a MPD caminha para uma nova fase. “Estamos a criar uma nova equipa para trabalhar os produtos e desenvolver novidades. Algo novo, mas sempre com raiz nos Açores”.

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx