A Mercadona abriu nesta quinta-feira, na Guarda, a primeira loja do distrito. A primeira de 11 lojas previstas criar este ano em Portugal. Com esta abertura na avenida de São Miguel a empresa chegou aos 50 supermercados em Portugal.
A loja tem uma área de vendas de 1.900 m2 e integra secções de talho, peixaria, charcutaria, pastelaria e padaria, perfumaria, cuidado do lar e animais de estimação, frutas e legumes, garrafeira e pronto-a-comer com self-service e opções de pratos preparados para levar ou comer na loja.
Os clientes encontram no espaço um “mural de sushi” com pratos asiáticos prontos a comer, além de presunto cortado à faca e embalado no momento, máquina de sumo de laranja espremido na hora e carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.
O supermercado dispõe de 140 lugares de estacionamento a que se somam dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.
A Mercadona aposta também nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, na Guarda, onde existem 428 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica por ano.
Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com porta dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este supermercado doará diariamente bens de primeira necessidade ao Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento da Guarda, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
A loja gera 75 novos postos de trabalho com contratos sem termo desde o primeiro dia, o que contribui para a criação de emprego na região.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa