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Grupo Dia assume o objetivo de reduzir o seu desperdício alimentar em 40% em 2023

29/09/2022
Grupo reforça as medidas para prevenir o desperdício alimentar em toda a sua cadeia: do armazém à loja.
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A visão da proximidade e o compromisso social e meio-ambiental do Grupo Dia, reflete-se no compromisso da empresa relativamente à prevenção do desperdício alimentar em toda a sua cadeia de valor, desde o armazém à loja. O objetivo até 2023 é reduzir em 40% os resíduos para aterro a nível global e o desperdício alimentar em Espanha e Portugal. Um grande desafio para a Dia, mas em que todo o setor da grande distribuição está envolvido, em linha com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e apoiando-se na sustentabilidade e na alimentação como vértices para continuar a impulsionar a mudança.

A gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia. Para apoiar este processo e medir este parâmetro, a Dia criou um indicador comum e colocou em marcha uma série de ações proativas que contribuem para reduzir o desperdício alimentar em todos os mercados onde está presente: Espanha, Argentina, Brasil e Portugal.

A Dia encara este grande desafio social, focando-se na prevenção do desperdício ativando medidas que aportem valor e contribuam para um consumo mais sustentável nas cidades e bairros onde está presente. Este enfoque aplica-se desde o aprovisionamento até à venda, em todas as instalações com fluxo de mercadorias: armazéns, dark stores e lojas.

Este esforço pela prevenção materializa-se, por exemplo, na adaptação dos formatos à capacidade de abastecimento de cada loja. Mas também se otimizou informaticamente os pedidos para responder às necessidades de venda de cada estabelecimento, reforçando o sortido de frescos e um controlo diário da qualidade e data de validade de cada produto em função da rotação e do stock.

Para além disso, a Dia disponibiliza aos seus clientes o aproveitamento de produtos com data de validade próxima da caducidade através de descontos especiais e ações de colaboração com outros parceiros e fomenta as doações de produtos aptos para consumo humano, mas não para venda.

Um objetivo global que se potencia no Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Para assinalar a data, a Dia Portugal, através da sua insígnia Minipreço, associou-se uma vez mais ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, e à sua campanha inédita de sensibilização, que junta as maiores empresas do setor numa causa comum: combater o desperdício alimentar através da promoção de comportamentos cívicos e responsáveis.

Através do endereço www.livrocontraodesperdicio.pt, uma plataforma digital que, sob a forma de um livro contra o desperdício, agrega dezenas de receitas e dicas das várias marcas parceiras, será possível fazer a diferença e contribuir para combater o desperdício alimentar. O objetivo deste Movimento é consciencializar a população para a importância e urgência de combater o desperdício alimentar, demonstrando que as soluções podem ser simples e estão ao alcance de todos. Esta é uma batalha premente já que estima-se que em Portugal cerca de 1.000.000 de toneladas de alimentos sejam desperdiçados todos os anos, o equivalente a 100kgs por cada português.

Ainda no caso de Portugal, os supermercados Minipreço já aplicaram descontos em 3.800 produtos que se aproximavam do fim do prazo de validade no último ano e meio e, desde novembro de 2021 já distribuiu mais de 63.000 Magic Boxes a preço reduzido em 200 estabelecimentos Minipreço graças à parceria com a App Too Good To Go. Para além disso, desde 2021 até hoje, já doou 170 toneladas de alimentos ao Banco Alimentar e outras instituições sociais locais através dos centros de distribuição de Valongo, Torres Novas e Alverca, implementando ainda diversas medidas de otimização de controlo de qualidade e gestão de caducidade com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar.

No caso da Dia Espanha, o novo modelo logístico e de operações implementado nos armazéns e nas lojas, permitiu à Dia ganhar agilidade e aumentar a qualidade e frescura dos produtos colocados à venda. Desta forma, a empresa implementou soluções informáticas para priorizar o envio dos produtos com data de validade próxima da caducidade para as lojas e facilitar, desta forma, a sua venda e, no caso das lojas próprias, incentivar a liquidação dos produtos com caducidade próxima. Para além disso, a Dia colabora regularmente com a FESBAL e os seus 54 Bancos Alimentares associados, com campanhas sazonais e alianças junto de parceiros como a Unilever, com quem doou 200.000 produtos de primeira necessidade para crianças graças à campanha ‘A Tua Compra Ajuda’ deste verão.

Estes procedimentos permitiram uma redução progressiva do desperdício alimentar, que me 2021 logrou uma diminuição de 5.250 toneladas (uma melhoria de 8% relativamente a 2020). Para além disso, foram processadas quase 5.000 toneladas de resíduos orgânicos, mais 40% do que no exercício anterior, para destinos alternativos a aterros (alimentação animal, compostagem ou recuperação).

Como complemento a estas medidas, a Dia Espanha junta-se ao Dia Internacional de Consciencialização sobre o Desperdício Alimentar com uma série de ações destinadas a sensibilizar sobre este grave problema. O portal dia.es oferecerá informação e um guia de alimentação sustentável que pretende ajudar o consumidor a enfrentar este grande desafio. Também nas redes sociais serão disponibilizados dicas e conselhos de aproveitamento e uma receita especial Daniel del Toro para tirar o máximo rendimento dos produtos e evitar o desperdício.

Por seu lado, na Argentina, a Dia contribui há mais de três anos para a luta contra o desperdício alimentar mediante a doação de produtos de curta validade a Bancos Alimentares. Estas doações solidárias, que só em 2022 alcançaram um total de 55 toneladas de produtos, complementam-se, a partir do dia 29 de setembro, com uma iniciativa de consciencialização que se desenvolverá na última quinta-feira de cada mês em colaboração com a chef Jimena Monteverde, que irá partilhar conselhos para elaborar receitas com sobras alimentares ou alimentos reutilizados.

No Brasil, as medidas implementadas para melhorar a gestão do sortido e o stock permitiram reduzir apenas nos armazéns perdas de 86% em 2021, evitando a criação de mais de 1,2 milhões de kg de resíduos nos últimos dois anos. Para além disso, a Dia também organiza campanhas de doação de alimentos às comunidades afetadas por desastres naturais em Minas Gerais e Franco de Rocha, combatendo também o desperdício alimentar através dos programas B4 Waste, Composagem e Mesa Brasil.

B4 Waste, uma experiência piloto em que participam cinco lojas (três em São Paulo e duas em Belo Horizonte), é uma aplicação que liga empresas e pessoas para oferecer produtos com data de caducidade próxima a preços reduzidos. Graças à Composagem, um projeto de compostagem de resíduos orgânicos desenvolvido em colaboração com a Universidade de São Paulo e uma empresa de gestão de resíduos local, desde o passado mês de julho, a Dia contribuiu com oito toneladas deste material para a Associação de Apoio a Comunidade e Adjacências Nara Chaves. Para além disso, doou mais de 200 toneladas de produtos com data de validade próxima da caducidade a mais de 200.000 pessoas de famílias vulneráveis nos últimos três anos, através do programa Mesa Brasil.

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