Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

75% das empresas de alimentos e bebidas mundiais acreditam que fatores ambientais estão a impactar o setor

25/05/2022

O mais recente Global Food and Beverage Survey Report da WTW indica que os riscos ESG são dos que mais preocupam as organizações, com o risco de reputação a ser cada vez mais considerado como crítico para o sucesso.

Imagen
Os riscos de Ambiente, Responsabilidade Social e de Governação (ESG, na sigla original) têm um impacto cada vez maior no setor alimentar e de bebidas, à medida que este enfrenta os desafios combinados de controlar o impacto ambiental dos processos de produção e a perturbação da cadeia de abastecimento.
Num novo inquérito global, a WTW (NASDAQ: WTW), empresa líder mundial em consultoria, corretagem e soluções, descreve as pressões que o setor alimentar e de bebidas enfrenta como resultado da turbulência dos últimos dois anos, desde o impacto da pandemia até à rutura da cadeia de abastecimento causada pela volatilidade global, particularmente no que diz respeito ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que é suscetível de ter um impacto significativo no abastecimento alimentar global.

O inquérito também indica:

  • A marca e a reputação, que está fortemente ligada à sustentabilidade, são um grande risco (46%), mas 55% dos inquiridos não tinham qualquer cobertura de reputação.
  • 73% afirmaram que a sua empresa não tinha um seguro específico para riscos ambientais e 67% não tinham cobertura de riscos ligados à cibersegurança. 42% não tinham cobertura para a recolha de produtos. Todos estes foram classificados como fatores de risco.
  • Os fatores externos fora do controlo da empresa, incluindo fatores geopolíticos (60%) e económicos (60%) foram considerados como os maiores desafios para mitigar o risco a médio prazo.
  • Apesar dos desafios dos últimos dois anos, 70% dos inquiridos estão otimistas de que o setor será mais rentável nos próximos dois anos, com os alimentos orgânicos (48%) a liderar a lista de oportunidades de crescimento.
José Barqueiro, Diretor, Risk & Broking da WTW Portugal, afirma: “este estudo permite-nos perceber como as diferentes temáticas têm aumentado o seu nível de criticidade junto das organizações. Nesta pesquisa, apresentamos os principais obstáculos identificados pelas empresas no alcance dos seus objetivos estratégicos, sendo que alguns destes obstáculos são, agora, maiores em função da atual situação geopolítica na Ucrânia e Rússia”.
José Barqueiro, Diretor, Risk & Broking da WTW Portugal
José Barqueiro, Diretor, Risk & Broking da WTW Portugal.
“Verificamos, também, que a consciencialização do impacto dos fatores ESG continua a ser crescente neste setor, traduzindo-se na preocupação dos consumidores com o investimento/desenvolvimento sustentável, com as mudanças climáticas e com a necessidade de saber como é que os alimentos são produzidos, designadamente o processo produtivo, o embalamento e o transporte”, destacou o responsável.
O inquérito envolveu a participação de 250 quadros superiores de organizações de produção, processamento e fabrico de alimentos em todo o mundo, transversais às diferentes categorias, incluindo confeitaria, snacks, padaria, cereais, laticínios, cervejaria, destilaria e refrigerantes.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial