Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Empresa japonesa, especialista global em automatização industrial, oferece agora 11 modelos de robôs colaborativos (cobots) industriais

Fanuc amplia gama de robôs colaborativos CRX

02/03/2022

A Fanuc apresenta 3 novos modelos de robôs colaborativos industriais: CRX-5iA, CRX-20iA/L e CRX-25iA, que se juntam aos outros modelos da série CRX: CRX-10iA e CRX-10iA/L. Estes 5 modelos estarão em exibição na feira IREX (International Robot Exhibition) que se vai realizar de 9 a 12 de março, em Tóquio, e na feira virtual IREX (1 a 18 de março).

Os robôs colaborativos CRX complementam a linha de cobots CR e CRX da Fanuc
Os robôs colaborativos CRX complementam a linha de cobots CR e CRX da Fanuc.

“Verificámos que existe muita procura de robôs colaborativos no mercado europeu e queremos oferecer soluções adequadas para um vasto leque de aplicações. Os nossos cobots são desenhados e projetados para apoiar todos os tipos de fabricantes – pequenos ou grandes – permitindo a expansão das suas capacidades de produção com a maior fiabilidade", afirmou Shinichi Tanzawa, Presidente & CEO da Fanuc Europe Corporation.

Os mais recentes robôs colaborativos CRX complementam a linha de cobots CR e CRX da Fanuc que agora totaliza 11 modelos com capacidades de carga entre os 4 e os 35 kg. Esta é a gama mais ampla de robôs colaborativos disponível no mercado atualmente.

O lançamento dos novos modelos CRX-5iA, CRX-20iA/L e CRX-25iA, que apresentam uma capacidade de carga útil de 5 kg, 20 kg e 25 kg, bem como um alcance máximo de 994 mm, 1418 mm e 1889 mm respetivamente, vem no seguimento do lançamento dos robôs colaborativos industriais CRX-10iA e CRX-10iA/L (ambos apresentam uma capacidade de carga de 10 kg e um alcance de 1249 mm e 1418 mm, respetivamente). Os cinco modelos CRX combinados com a série CR (cobots verdes) da Fanuc permitem o aumento da capacidade da Fanuc e é assim possível auxiliar mais empresas que procuram automatizar as suas linhas com cobots.

Robôs Colaborativos CRX: Seguros, fáceis de usar, fiáveis e versáteis

A linha de cobots CRX da Fanuc é segura, fácil de usar, fiável e uma solução versátil para uma ampla gama de aplicações, incluindo inspeção, carga/descarga de máquinas, embalamento, paletização, lixar, soldadura, e muito mais.

Ao cumprir a normativa industrial IP67, os robots da gama CRX estão protegidos contra salpicos ou poeiras o que possibilita que estes cobots possam ser utilizados em fábricas com ambientes mais severos. Os cobots CRX podem detetar forças externas no espaço de trabalho, parando com segurança ao estabelecer contacto com uma pessoa ou objeto. Esta tecnologia permite que o CRX trabalhe com segurança ao lado e em colaboração com os operários.

A maioria dos cobots tem um design leve e compacto – mas os CRX da Fanuc oferecem muito mais, incluindo uma elevada capacidade de adaptação a ambientes industriais sem necessitar de manutenção nos primeiros oito anos. Além disso, a programação interativa permite fazer e gravar sequências de movimento utilizando o sistema de hand guidance e o novo tablet de programação oferece uma interface de utilizador intuitiva com símbolos gráficos e é possível programar usando a função 'drag and drop', permitindo assim que os novos utilizadores criem programas com passos simples de forma intuitiva.

O novo tablet de programação oferece uma interface de utilizador intuitiva com símbolos gráficos
O novo tablet de programação oferece uma interface de utilizador intuitiva com símbolos gráficos.

O CRX inclui equipamentos de poupança de energia apresentando um consumo de cerca de 400 W (versão com capacidade de carga de 25 kg). Esta série apresenta várias funcionalidades avançadas da Fanuc, incluindo o sistema de visão iRVision e é uma opção para qualquer empresa que pretenda aumentar a eficiência da sua produção – mesmo aquelas que nunca utilizaram um robô.

“A gama de CRX da Fanuc oferece as mesmas funcionalidades inteligentes e a mesma fiabilidade a que os nossos clientes se habituaram”, disse Ralf Völlinger, vice-presidente e diretor-geral da divisão de robôs da Fanuc Europe. “Além disso, o seu peso leve, a fácil configuração e a operação mais intuitiva, tornam-na uma solução muito interessante para quem vai utilizar um robô pela primeira vez”.

A Fanuc iniciará a distribuição do novo CRX-20iA/L em abril de 2022. O CRX-25iA e o CRX-5iA estarão disponíveis em junho de 2022.

foto

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial