Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Indústria vitivinícola une esforços para definir sustentabilidade para o setor

16/09/2021
A Fundação The Porto Protocol é um dos membros fundadores desta iniciativa, que visa a construção de um setor vitivinícola mais sustentável.
Imagen

Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR) que tem como objetivo reforçar a liderança do setor vitivinícola líder em matérias de sustentabilidade.

Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros setores, depara-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Tendo por base os inúmeros standards e programas de sustentabilidade existentes para o setor vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e os consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.
O SWR dinamizará grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria, e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.
Richard Bampfield MW, presidente inicial desta mesa-redonda, afirmou: “existem muitos programas e projetos inovadores que visam tornar as vinhas e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objetivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o sector vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade”.
“Convidamos todos os membros da comunidade vinícola a juntarem-se a nós”, acrescentou Bampfield, salientando que a SWR estará aberta para adesão geral em 2022.

Adrian Bridge, líder da Fundação Porto Protocol, salienta que “enquanto organização, acreditamos que é através da ação colaborativa que seremos capazes de responder eficazmente às alterações climáticas”. Por essa razão, “estamos a criar uma rede de partilha de soluções climáticas para o setor vitivinícola a nível mundial. É com sentido de missão que unimos esforços com a SWR, uma instituição com um propósito alinhado com o nosso, para que em conjunto consigamos contribuir e beneficiar a comunidade do vinho em todo o mundo, esclarecendo conceitos e diretrizes relativas ao desenvolvimento sustentável”.

Nas palavras de António Amorim, Presidente da Corticeira Amorim, “vinho e sustentabilidade têm uma clara relação que é reforçada pelo papel da cortiça natural. É com orgulho que nos juntamos a este prestigiante grupo de membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable para fortalecer a liderança já demonstrada pelo setor vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes, pelo que esperamos que as iniciativas da SWR apresentem a oportunidade certa de fazer exatamente isso”.
Imagen

Laura Catena, Diretora Geral da Catena Zapata & Fundadora do Catena Institute of Wine, frisou, por outro lado: “a nossa visão é elevar a nossa região por mais 200 anos e, para o fazer, precisamos de preservar o nosso ecossistema e as nossas tradições agrícolas. Há mais de uma década criámos o Código de Sustentabilidade para a Argentina e hoje centramos a investigação do Catena Wine Institute na compreensão do nosso terroir, na seleção das nossas plantas e do seu ecossistema, para que possamos preservá-los para as gerações vindouras. Tendo em conta os nossos compromissos, estamos encantados por aderir à SWR”.

Também Marcus Ihre, Diretor de Sustentabilidade da Systembolaget, considerou que "a indústria do vinho precisa de se unir para definir a sustentabilidade, desenvolver um padrão global, colaborar e trabalhar na forma de comunicar com os consumidores. A Systembolaget tem o prazer de apoiar este trabalho como membro fundador”.

Anne Jones, Gestora de Categoria: Cervejas, vinhos e bebidas espirituosas na Waitrose & Partners, disse, por fim que, "como líder no setor do retalho, sabemos como a sustentabilidade é importante para os nossos clientes. A SWR será uma excelente forma de trabalharmos com outros para aprendermos como todos podemos clarificar as mensagens de sustentabilidade para o vinho e impulsionar a mudança”.

Recorde-se que a SWR é uma coligação única e a única mesa redonda global, independente, sem fins lucrativos, com múltiplos intervenientes, construída para incluir todos os agentes do setor, desde produtores a consumidores.

A SWR apoia a comunidade vinícola na criação de um mundo onde o vinho de alta qualidade é produzido, comercializado e consumido de forma a conservar e regenerar ecossistemas, proteger os direitos humanos, promover a igualdade e a inclusão e gerar prosperidade. A missão é reunir a comunidade vitivinícola global para alcançar essa visão.

A SWR é acolhida pela Sustainable Wine Ltd, uma empresa sem fins lucrativos, criada para ajudar a tornar a sustentabilidade um elemento dominante no setor do vinho.

Membros fundadores do SWR

Ahold Delhaize, Alko, Alliance Wine, Amorim, Amorim Cork, BLB Vignobles, British Glass, BSI, Catena Institute of Wine, Château Léoube, CIVB, Cloudy Bay, Concha y Toro, Diversity in Food and Beverage, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria&Coe, Equalitas, Famille Perrin, Fish Friendly Farming, Food Alliance, Grupo Avinea, Hochschule Geisenheim University, International Wineries for Climate Action, JancisRobinson.com, Journey’s End Vineyards, Lidl GB, Napa Green, New York Wine & Grape Foundation, North South Wines, Preferred by Nature, Ramón Bilbao, Schenk Group, Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Agriculture Network, Sustainable Winegrowing Australia, Sustainable Winegrowing British Columbia, Systembolaget, The Co-op UK, The Fairtrade Foundation, The Porto Protocol, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, Whole Foods Market, Wines of South Africa, WWF South Africa.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial