Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Dia Internacional do Microrganismo assinala-se a 17 de setembro

Escola Superior de Biotecnologia da Católica debate literacia em microbiologia

15/09/2021
Os micróbios estão um pouco por toda a parte. Metade das células do nosso corpo são na realidade células provenientes de microrganismos. Mas afinal o que são os microrganismos e o que podemos aprender sobre eles?
Imagen

É para responder a estas e a outras questões que a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto está a organizar um Webinar que pretende assinalar o Dia Internacional do Microrganismo e comemorar os 25 anos da licenciatura em microbiologia. O evento é gratuito e tem dia marcado para 17 de setembro, dia em que se assinala o Dia Internacional do Microrganismo.

“Invisíveis, mas poderosos: Falemos sobre eles para comemorar o Dia Internacional do Microrganismo!”. É este o nome do Webinar.

O Dia Internacional do Microrganismo foi criado originalmente pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, em 2017 e rapidamente a data começou a ser assinalada também por outros países. Apesar de os micróbios serem invisíveis e de não os vermos, eles existem e por essa razão este dia é importante não só para a comunidade científica, como também para a sociedade em geral.

“Com mais de 700 graduados ao longo destes 25 anos, distribuídos pelos mais diversos ambientes profissionais desde universidades, laboratórios, empresas e até pela área comercial, os diplomados em microbiologia pela Católica levam o nosso nome além-fronteiras”, refere Freni Tavaria, coordenadora da licenciatura em Microbiologia da Universidade Católica Portuguesa.

“Única em Portugal, a licenciatura em Microbiologia forma profissionais preparados para lidar com aspetos diversos e transversais da Microbiologia, aceitando os desafios do mundo atual e dando o seu contributo na resolução dos mesmos“, conclui.

O evento online irá contar com uma palestra do reconhecido microbiólogo britânico Kenneth Timmis, investigador do Instituto de Microbiologia da Technical University of Braunschweig (Alemanha).

O webinar contempla também testemunhos das duas vencedoras da anterior edição do concurso de comunicação promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia e uma mesa-redonda, mediada por Nuno Teixeira Marcos do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), com a presença de Maria João Amorim (Gulbenkian Institute for Science), do Prof. Tim Hogg (ESB-UCP) e da jornalista da RTP, Mafalda Gameiro.

A presença da microbiologia na alimentação

A microbiologia está presente nas mais variadas formas, como por exemplo, na nossa alimentação, onde existe a conversão de microbiológica de vários alimentos, como é o caso do leite, que se transforma em iogurte e queijo precisamente pela ação de microrganismos e da farinha que é convertida em pão; no processamento de alimentos como o chocolate, café, azeitonas, onde os alimentos passam pelo processo de fermentação que envolve microrganismos e também estão presentes na deterioração de alimentos.

O corpo humano está coberto por microrganismos que co-existem de forma sinérgica com as nossas células mantendo a homeostase. No fundo, podemos dizer que os micróbios estão presentes em quase tudo e a sua atividade afeta-nos das mais variadas formas sem darmos por isso.

É sobre tudo isto que este webinar também irá incidir.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial