Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Illig e Südpack desenvolvem embalagem de base bio, com certificação para compostagem

Redação Induglobal07/09/2021

Num projeto de colaboração, a Südpack Verpackungen e a Illig Maschinenbau, representada pela Folhadela Rebelo, desenvolveram uma nova embalagem alimentar termoformada, de base predominantemente biológica, certificada para compostagem industrial. A embalagem, especialmente adequada a alimentos vegetarianos e veganos, bem como a produtos lácteos, é produzida a partir de um compostável certificado (DIN EN 13432) e de um plástico de base bio: o ecovio1.

A embalagem desenvolvida recria o formato do molde em detalhe e que pode ser produzida à mesma velocidade de uma embalagem semelhante em plásticos...
A embalagem desenvolvida recria o formato do molde em detalhe e que pode ser produzida à mesma velocidade de uma embalagem semelhante em plásticos convencionais.

A Südpack produziu a lâmina para termoformagem através de um processo de extrusão e desenvolveu a película laminada da tampa, que também é industrialmente compostável. A Illig concebeu a ferramenta de termoformagem, termoformou as embalagens e selou a tampa. O resultado é uma embalagem alimentar de parede fina que recria o formato do molde em detalhe e que pode ser produzida à mesma velocidade de uma embalagem semelhante em plásticos convencionais. Este projeto segue a crescente tendência e procura por soluções de embalamento biológicas e compostáveis e demonstra que é possível produzir embalagens termoformadas compostáveis sob as atuais condições do mercado.

As embalagens alimentares com restos orgânicos são difíceis de tratar em processos de reciclagem mecânica convencionais. Nestas aplicações, os recipientes industrialmente compostáveis representam uma alternativa viável, desde que exista uma infraestrutura de compostagem adequada. Desta forma, os restos alimentares, incluindo a embalagem, podem ser enviados para uma reciclagem orgânica em vez de para uma reciclagem térmica.

O bioplástico ecovio utilizado no fabrico da embalagem foi especialmente otimizado para a extrusão da lâmina, com subsequente termoformagem. Pode ser processado em máquinas de mono- ou coextrusão padrão, em lâminas com ou sem uma barreira de oxigénio adicional. O bioplástico possui uma temperatura de deflexão de calor de até 95 °C, está aprovado para o contacto com bens alimentares e possui propriedades mecânicas semelhantes às do polipropileno (PP).

A embalagem é especialmente adequada a alimentos vegetarianos e veganos, bem como a produtos lácteos

A embalagem é especialmente adequada a alimentos vegetarianos e veganos, bem como a produtos lácteos

Solução tecnicamente perfeita

“Juntamente com a Illig, especialista em equipamentos de termoformagem, censeguimos demonstrar que as lâminas feitas a partir de ecovio podem não só ser produzidas eficazmente em linhas de extrusão comuns, como também revelam excelentes propriedades quando processadas em linhas de termoformagem”, afirma o Dr. Jürgen Betz, responsável pela I&D de Extrusão na Südpack.

O filme desenvolvido pela Südpack para a tampa consiste num laminado parcialmente transparente e de múltiplas camadas baseado em ácido poliláctico (PLA) e em papel cartão. Todas as componentes são industrialmente compostáveis de acordo com a DIN EN 13432. A película é termo-selante com outros materiais baseados em PLA e pode também ser opcionalmente equipada com uma camada de barreira.

“Com a nossa abordagem de projeto comum, fomos capazes de demonstrar de que forma os plásticos biológicos e com certificação para compostagem podem ser facilmente termoformados e seguidamente processados em máquinas standard”, afirma Sven Engelmann, diretor do Centro de Tecnologia ITC da Illig e do desenvolvimento de embalagens na Illig, em Heilbronn. ”Fomos capazes de colocar a máquina em funcionamento à mesma velocidade que utilizamos com o polipropileno. Nomeadamente, a nossa ferramenta de termoformagem reproduz as letras ‘Vegan Burguer’ incrustadas na parte inferior da embalagem em grande detalhe. Isto abre-nos numerosas possibilidades de design para embalagens termoformadas e industrialmente compostáveis".

1 ecovio é uma marca comercial registada, da Basf.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial