Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Quase metade das indústrias de embalagens não consegue acompanhar a sua produção

Redação Induglobal26/08/2021

Estudo internacional da PackIOT faz análise com 150 profissionais da indústria de embalagens.

Imagen

A pesquisa de mercado mundial realizada pela PackIOT, em parceria com o Instituto das Embalagens (Brasil), 360 Packaging (Índia e Ásia) e People of Packaging (USA), revela que mais da metade das indústrias produtoras de embalagens não consegue apontar, em tempo real, onde estão os gargalos da linha de produção. A análise de mercado contou com a participação de mais de 150 profissionais da indústria de embalagem de mais de 25 países e conclui que 12% das empresas afirmam que identificar gargalos e analisar dados corretos são um verdadeiro problema.

Outro facto revelado por esta investigação dá conta que as indústrias de embalagens, 82% não conseguem apontar as tendências em sua produção. Isto deve-se essencialmente ao facto de quase um terço dessas indústrias usarem sistemas manuais para identificar problemas ou monitorizar os seus KPIs. Quase metade das indústrias controlam o tempo de paragem dos equipamentos manualmente, com preenchimento dos dados pelos operadores.

O estudo promovido a nível internacional pela PackIOT mostra também que duas em cada três empresas não têm meios de monitorizar e acompanhar os objetivos de produtividade e das suas fábricas em tempo real. Metade das indústrias só tem acesso a essas informações em determinados momentos.

O OEE - Overall Equipment Effectiveness (em português, Eficiência Global do Equipamento) é uma das principais métricas que permite monitorizar o desempenho do equipamento, pois analisa disponibilidade, performance e qualidade do equipamento. Realça-se que indústrias que utilizam de soluções baseadas na nuvem (cloud), 63% dos que responderam, possuem melhor controle de métricas de produção da sua fábrica, tempo de configuração de setup e taxas de desperdício em comparação com indústrias que não utilizam soluções na nuvem. Estas empresas garantem que utilizam de processos manuais para recolha de dados numa proporção quatro vezes maior do que empresas com soluções na nuvem.
O Estudo de Maturidade Digital na Indústria de Embalagem revelou que mais da metade das fábricas ainda usa folhas de cálculo (como por exemplo, Excel) para analisar dados e uma em cada quatro recolhe dados manualmente.

Dados em tempo real podem ajudar as fábricas de embalagens a ter uma melhor gestão de recursos, gerar novas oportunidades de negócios e tomar decisões mais rápidas e eficazes. Apesar disso, só quase 30% têm dados disponíveis em tempo real.

O Estudo de Maturidade Digital na Indústria de Embalagem foi realizado online, entre abril e junho de 2021, em mais de 25 países e obteve mais de 150 respostas de profissionais do setor.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial