Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
O melhor dos Açores à prova

II Jornadas Gastronómicas do Atlântico Médio e o Património Gastronómico do Pico promovem o melhor da ilha

22/07/2021
Uma montanha de sabores do Pico para o mundo até dia 25 de julho.
Naco de vitela maturada com molho de mostarda, da Esplanada Dark
Naco de vitela maturada com molho de mostarda, da Esplanada Dark.

No âmbito do projeto 'SABOREA – Destinos de Turismo Gastronómicos Sustentáveis', do INTERREG MAC – Açores, Madeira e Canárias, e na sequência do projeto Património Gastronómico da Ilha do Pico, a ADCA-Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores e a ART-Associação Regional de Turismo, em parceria com a Câmara Municipal da Madalena e com a ACIP-Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, promovem a realização das II Jornadas Gastronómicas do Atlântico Médio.

Até dia 25 de julho, as artes culinárias picarotas voltam a estar sob as luzes da ribalta e o maior evento gastronómico do Atlântico, que decorre simultaneamente em diferentes países, eleva a Madalena a Capital Gastronómica dos Açores.

Doze restaurantes locais da Ilha Montanha – “A Parisiana”, “Aldeia da Fonte”, “Arruda”, “Cella Bar”, “Esplanada Dark”, “Fonte Tavern”, “Garrafeira da Vila”, “Mercado Bio”, “Ancoradouro”, “O Cinco”, “Petisca” e o “Picoceano”, participam nas II Jornadas Gastronómicas do Atlântico Médio com menus inspirados nos saberes e sabores do Pico e elaborados com o apoio dos Chefs Paulo Lourenço do restaurante “Q.B.” da Terceira, Luís Gaspar do restaurante “Sala de Corte” e Carlos Afonso do restaurante “O Frade”, ambos em Lisboa.
Servindo sabores com forte identidade, como gelado de nêveda ou licor de amora, puré de inhame ou bolo de figo, o evento pretende dar continuidade e maior visibilidade ao projeto Património Gastronómico do Pico, dinamizado pelo município, valorizando os produtos locais e regionais com a conceção de menus originais repletos de iguarias da ilha, como é o caso do atum, a veja e ervas aromáticas, como o funcho.
Aos restaurantes aderentes da Ilha do Pico, juntam-se outros restaurantes da Madeira, das Canárias e da Mauritânia, Lanzarote, Fuerteventura e La Palma em torno do desenvolvimento dos destinos gastronómicos sustentáveis.
Luís Bettencourt e Marcos Couto, da ADCA-Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores e da ART-Associação Regional de Turismo, respetivamente, enaltecem a importância de associar esta iniciativa das Jornadas Gastronómicas do SABOREA ao projeto Património Gastronómico da Ilha do Pico, da Câmara Municipal da Madalena “já que o impacto esperado e as consequências positivas no território são amplificadas por um trabalho de base já realizado, e pela motivação da restauração local em investir e dedicar-se a uma evolução positiva da oferta gastronómica do Pico”.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial