Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Proporcionando sustentabilidade ao setor da embalagem

18/03/2021

A Sumitomo (SHI) Demag continua a ser pioneira no desenvolvimento de máquinas de injeção para o setor da embalagem e na melhoria das credenciais energéticas da sua gama El-Exis SP. A série inclui 10 máquinas, com uma gama de forças de fecho que vai das 150 às 1.000 toneladas.

As novas características adicionadas à gama El-Exis SP incidem sobre o consumo de energia
As novas características adicionadas à gama El-Exis SP incidem sobre o consumo de energia.

Por toda a Europa, a Sumitomo (SHI) Demag continua a adaptar as suas estratégias e portefólio de equipamentos em resposta às novas exigências do mercado. A pandemia e outras crises transformaram isso num desafio. No entanto, o setor da embalagem continua a ser uma área-chave.

Durante a crise do Coronavírus o mercado da embalagem mudou. As embalagens para uso privado aumentaram, enquanto que as de catering e restauração diminuíram, uma consequência lógica dos confinamentos e mudança resultante nos comportamentos dos consumidores. Esta mudança, no entanto, será apenas temporária exigindo as flutuações um elevado nível de flexibilidade da indústria das embalagens e, consequentemente, dos fornecedores de maquinaria.

Adicionalmente, a nova regulamentação da UE terá efeitos a longo prazo no mercado das embalagens descartáveis. Os fabricantes terão, por exemplo, de fixar as tampas às garrafas, de forma a evitar que as mesmas sejam descartadas no ambiente.

Agir de forma sustentável

Dado que as embalagens são, maioritariamente, de produtos de utilização diária, os consumidores estão, em geral, mais cientes e mais próximos da questão ambiental altamente noticiada.

Muitas vezes, a informação relativa à pegada de CO2 é impressa na embalagem. Obviamente, por trás dessa embalagem existe toda uma cadeia de processo.

A compatibilidade ambiental e capacidade multiusos serão importantes fatores de decisão, juntamente com o preço de embalagem ecológica e a forma como a qualidade do produto é vista. As decisões de compra com base no valor serão influenciadas pela nova geração de consumidores LOHAS (Lifestyle of Health and Sustainability) de estilos de vida de saúde e sustentabilidade. Com elevado nível de formação e salário, nenhum detentor de marca deve subestimar a influência dos LOHAS, que exigem produtos bio e embalagens ecológicas.

A procura de embalagens de paredes finas e sustentáveis está a aumentar à medida que os proprietários de marcas respondem à geração LOHAS...

A procura de embalagens de paredes finas e sustentáveis está a aumentar à medida que os proprietários de marcas respondem à geração LOHAS.

Arnaud Nomblot, do Negócio de Desenvolvimento de Embalagens na Sumitomo (SHI) Demag comenta: “A tendência na embalagem está a aumentar para produtos com menor peso e dispositivos de produção otimizada, o que significa um maior número de cavidades, bem como máquinas mais rápidas e maiores. Graças à nossa diversificada carteira de máquinas e às nossas máquinas de elevado desempenho, podemos responder a todos os requisitos e estamos, portanto, envolvidos em quase todos os novos projetos de embalagem.

“Tecnologias como a moldagem de 2 componentes, compressão por injeção e MuCell para embalagens permitem-nos uma boa base em todos os importantes projetos de inovação. O desenvolvimento das nossas máquinas de embalagem tem máxima prioridade para nos ajudar a manter a nossa posição de líder.”

Agora na quarta geração, a El-Exis SP ainda é a mais rápida máquina de moldagem por injeção do mundo, com um ciclo seco de 2,7 segundos.

A nova geração consume até menos 20% de energia do que a geração anterior de máquinas El-Exis SP. Isso é alcançado através da regulação da pressão hidráulica durante a carga do acumulador. A quantidade de energia poupada depende da aplicação da embalagem, tempo do ciclo de moldagem e parâmetros do processo.

Também é melhor para o ambiente, porque reduz o consumo de energia que pode ter um impacto significativo no custo total de propriedade (TCO) e retorno sobre o investimento (ROI) dos moldadores de embalagem. A monitorização centralizada do desempenho da máquina em tempo real e consumo de energia são igualmente críticos para a redução do período de inatividade da máquina.

As previsões globais do mercado de embalagens plásticas de paredes finas estão a aumentar significativamente. De acordo com um relatório da Smithers, o mercado de embalagens terá um valo estimado até 2028 de USD 1,2 biliões expandindo a uma taxa composta de crescimento anual de cerca de 3%. A comida e bebida, bem como uma mais ampla adoção de embalagem de paredes finas nas economias em desenvolvimento, irão impulsionar este crescimento.

Sebastian Schaper, diretor-geral da Sumitomo (SHI) Demag em Portugal e Espanha
Sebastian Schaper, diretor-geral da Sumitomo (SHI) Demag em Portugal e Espanha.

Prevê-se que o PE seja o segmento de maior crescimento durante este período de previsão. A leveza e conveniência para o consumidor são importantes fatores nesta expansão, com a combinação de pressões ambientais, melhorias nas taxas de reciclagem e elevado preço dos polímeros aumentando a pressão sobre os fabricantes de embalagens. Também se prevê uma mais ampla adoção de materiais com base bio e reciclados para impulsionar o crescimento de mercado.

É assim que a Sumitomo (SHI) Demag vê as tendências do futuro próximo. Muitos desafios aguardam a equipa de Sebastian Schaper, diretor-geral da Sumitomo (SHI) Demag em Portugal e Espanha: “Faço questão em estar próximo dos nossos clientes, apoiando-os durante uma formação ou teste de moldagem ou no local durante uma visita de um dos nossos técnicos de serviço. Ou apenas para manter contacto com Carlos Silva (CJP, Lda.), responsável do serviço técnico da Sumitomo (SHI) Demag em Portugal. Para encontrarem a melhor solução para o seu negócio, basta que as empresas portuguesas nos contactem. Teremos todo o gosto em ajudá-las”.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial