Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Portugal encontra-se numa posição privilegiada para liderar a transição para a bioeconomia na Europa

Redação Induglobal25/02/2021

Novo relatório identifica as oportunidades para uma transição para a economia verde e para o desenvolvimento sustentável em Portugal.

Imagen

O Bio-based Industries Consortium (BIC), a principal associação europeia do setor que tem como missão incluir a circularidade, a inovação e a sustentabilidade como prioridade central da bioeconomia na Europa, acaba de publicar um novo relatório que identifica as oportunidades para uma transição para a economia verde e para o desenvolvimento sustentável em Portugal.

A profunda avaliação feita aos setores portugueses agroalimentar, florestal, marinho (algas, aquicultura e pescas), assim como às indústrias alimentar e de bebidas, de pasta e papel e restante fileira florestal, revelou todo o potencial que Portugal possui para se vir a afirmar como um dos 'front-runners' europeus do Green Deal.

O emergente setor da bioeconomia em Portugal, já contribui com quase 20 mil milhões de euros para a economia nacional e o estudo do BIC mostra que existem novas oportunidades para acelerar o crescimento económico verde no país.
“A bioeconomia sustentável assume um papel cada vez mais crucial nas sociedades portuguesa e europeia. Este é o momento para fazer emergir os benefícios deste modelo e encontrar as melhores oportunidades e soluções para apoiar as empresas a criar produtos e serviços mais sustentáveis”, refere João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática.
Embora Portugal esteja ainda a finalizar a sua estratégia nacional para a bioeconomia – a ser apresentada em breve (incorporando as novas diretivas europeias nesta matéria), o estudo do BIC realça a existência de um ecossistema de inovação robusto em Portugal e destaca a crescente influência do país enquanto líder no setor da biotecnologia, a sua próspera economia do mar, bem como a existência de um alargado leque de oportunidades que permitem a transformação de recursos e resíduos orgânicos em produtos de valor acrescentado.

O estudo completo está disponível aqui.

O Bio-based Industries Consortium (BIC) representa o setor privado no Bio-based Industries Joint Undertaking (BBI JU), numa parceria público-privada da UE que totaliza 3.7 mil milhões de euros.

É constituído por mais de 240 membros que cobrem toda a cadeia de valor deste setor, desde a produção primária até ao mercado, incluindo os mais variados setores, nomeadamente: a agricultura & agroalimentar, a aquicultura & marinha, os produtos químicos & materiais - incluindo os bioplásticos, a silvicultura e pasta & papel, os fornecedores de tecnologia e a gestão e tratamento de resíduos.

Este novo relatório, agora lançado em Portugal, é a atualização de uma versão anterior publicada pelo BIC em 2018. O BIC irá também publicar novas atualizações dos relatórios da Polónia e da Roménia em 2021.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial