52 ROTULAGEM ALIMENTAR #EUChooseSafeFood: segundo ano de campanha da ASAE e EFSA emmarcha Qual é a diferença entre ‘consumir até’ e ‘consumir de preferência antes de’ nos rótulos dos meus alimentos? Existem regras de higiene alimentar que devo seguir em casa para manter a minha família segura? Devo preocupar-me com os aditivos alimentares? Estas são algumas das questões colocadas pelos consumidores europeus e que a campanha #EUChooseSafeFood tem vindo a responder, traduzindo a ciência por detrás da segurança alimentar da UE. Com base numa primeira fase de sucesso, foi lançado um segundo ano da campanha para cobrir uma série de novos tópicos. A ASAE e a EFSA continuam a sua missão de ajudar os europeus a fazer escolhas alimentares com confiança, prolongando a bem-sucedida campanha #EUChooseSafeFood por um segundo ano. A campanha explica o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar. Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha #EUChooseSafeFood que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível que os consumidores podem utilizar quando compram e consomem alimentos - desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos. Visa, assim, encorajar os europeus a fazer escolhas alimentares confiantes, explicando o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar. Lançado a 7 de junho, no Dia Mundial da Segurança Alimentar, o segundo ano da campanha segue o primeiro, expandindo a gama de tópicos sobre os quais os consumidores podem aprender, adicionando temas como a saúde vegetal, novos alimentos e suplementos alimentares. FlipaMelodeVasconcelos, SubinspetoraGeral da ASAE, considera que “esta nova campanha pretende capacitar os consumidores com informação que permita dar-lhes confiança nas escolhas saudáveis para si próprios e para as suas famílias, onde quer que se encontrem na Europa. Esta importante iniciativa irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo. Esta campanha fortalece ainda a cooperação em curso entre todas as partes interessadas, a EFSA e a ASAE, enquanto Autoridade de Segurança Alimentar responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e seu ponto focal nacional”. Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha irá também explicar o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar. Um toolkit #EUChooseSafeFood incluindo visuais, curtas-metragens e posts de redes sociais em diferentes idiomas, está disponível no website da campanha, facilitando o envolvimento das autoridades e associações nacionais na campanha. Saiba mais aqui: https://campaigns. efsa.europa.eu/EUChooseSafeFood n
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx