Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

DECO PROteste congratula autoridades públicas pela adoção do sistema Nutri-Score

12/04/2024
O sistema permitirá aos consumidores portugueses identificar o valor nutricional de um produto dentro da mesma categoria alimentar promovendo escolhas alimentares mais conscientes.
Nutri-Score. (Fonte: Nestlé)
Nutri-Score. (Fonte: Nestlé)

A DECO PROteste congratula, em comunicado, as autoridades públicas pela recente adoção do sistema Nutri-Score em Portugal.

Este sistema permitirá aos consumidores portugueses identificar o valor nutricional de um produto, dentro da mesma categoria alimentar, de forma simples e intuitiva, apoiando escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.

O diploma foi publicado no último dia do exercício de funções do anterior Executivo, e de modo a garantir a implementação mais eficaz do sistema ao nível nacional, a DECO PROTeste sublinha a sua disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e salienta a importância de consultar os diferentes produtores e retalhistas abrangidos pela medida dentro do prazo legal de 120 dias a contar a partir de 4 de abril.

O sistema de rotulagem Nutri-Score foi desenvolvido pela autoridade de Saúde francesa, que avalia o valor energético e nutricional de um produto. O sistema já é utilizado em diversas regiões europeias como França, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Com a sua adoção em Portugal, é dado mais um passo decisivo no sentido de garantir um maior acesso à informação de produtos alimentares pelo consumidor.

DECO PROTeste queria sistema informativo desde 2004.

A DECO PROteste alertava, desde 2004, as autoridades públicas para a necessidade de regular as embalagens alimentares, de modo a que pudessem incorporar um rótulo nutricional compreensível para o consumidor. Ao longo do tempo a editora promoveu diversas iniciativas vocacionadas para a sensibilização do decisor público, das empresas e dos consumidores.

Entre outras iniciativas, lançou a ação ‘Nutri-Score no rótulo’, que contou com 2500 assinaturas à carta aberta que foi entregue no Parlamento;

Promoveu também a conferência ‘Rótulos dos Alimentos. Escolhas informadas’, em parceria com a Auchan, a Danone e a Nestlé, que contou com a presença de Serge Hercberg, de representantes do INSA, DGAV, ON e DGS/PNPAS e do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Após a conferência foi lançado o ‘Movimento Nutri-Score’, ao qual se associaram mais parceiros, tais como a Jerónimo Martins e o Aldi.

Foi ainda realizado um estudo junto dos consumidores sobre rotulagem nutricional na frente das embalagens alimentares, que concluiu que os portugueses preferiam um esquema associado a cores, que incluísse uma apreciação final ou uma recomendação sobre a qualidade nutricional global dos produtos.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial