Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Noruegueses confiam nas bombas de vácuo da Atlas Copco para embalagem de peixe

10/04/2024
A Noruega tem uma longa tradição de captura e processamento de peixe. O país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exportações, atrás da China. Para garantir a elevada qualidade dos seus produtos acabados de pescar, os noruegueses prestam especial atenção a uma cadeia de frio ininterrupta.
Três bombas de vácuo de anel líquido da série LRP VSD+ da Atlas Copco em utilização

Três bombas de vácuo de anel líquido da série LRP VSD+ da Atlas Copco em utilização

Uma das empresas que contribuem para um elevado nível de segurança alimentar é a Atlantic Styro. O fabricante, sediado na ilha atlântica de Lovund, mesmo à saída do Círculo Polar Ártico, produz contentores feitos de poliestireno expandido (EPS). As caixas de poliestireno mantêm peixe e marisco frescos durante o transporte e armazenamento.

Bombas de vácuo de anel líquido modernas

Além da elevada qualidade, a produção eficiente é mais importante do que nunca. Para produzir com sustentabilidade, o fabricante de caixas depende de um abastecimento moderno de vácuo. O vácuo é utilizado para extrair o vapor do processo que é produzido quando a espuma se expande. “A Atlantic Styro consegue-o uma forma muito eficaz graças à nossa moderna solução de vácuo”, relata Roy Mikalsen, o diretor de vendas responsável da Atlas Copco . “Três bombas de vácuo de anel líquido da série LRP VSD+ são utilizadas em Lovund, estando muito bem integradas no processo global”, explica Roy Mikalsen.

Concebidas para eficiência energética e hídrica

Além do desempenho de vácuo elevado e estável, as bombas de anel líquido são eficientes em termos energéticos e garantem baixos custos de funcionamento e manutenção. Equipado com dois variadores de velocidade (tecnologia de acionamento de velocidade variável – VSD), o sistema de vácuo poupa energia e água. A primeira unidade VSD mantém o nível de vácuo necessário, controlando com precisão a velocidade de funcionamento da bomba, o que acaba por reduzir o consumo de energia. A segunda unidade controla a bomba de circulação de água e, assim, otimiza a bombagem do caudal de água na bomba.

Modo de recuperação assegura o abastecimento de água

“O circuito de água fechado significa que a água de selagem com fugas é recolhida num tanque e recirculada”, continua Roy Mikalsen. Esta recuperação assegura o abastecimento de água. A recuperação adicional de energia também reduz os custos de produção. Para atingir este objetivo, a série LRP VSD+ está equipada com o potente controlador de vácuo ElektronikonTM, da Atlas Copco.

Este facto permitiu à Atlantic Styro integrar a solução de vácuo no seu sistema e controlar todo o sistema.

Produto plug-and-play descomplicado

Com o seu design compacto, a instalação do LRP VSD+ poupa espaço. Além disso, um sistema insonorização do ruído de fundo torna o ambiente de trabalho nas áreas adjacentes mais agradável, com um nível de decibéis na ordem dos 65.

A facilidade de operação complementa as vantagens ergonómicas. As ligações da entrada, da saída e do cabo de alimentação estão localizadas na parte superior da bomba para uma instalação fácil.

Poupança de energia até cinquenta por cento

Para a Atlantic Styro, as bombas LRP VSD+ combinam uma elevada funcionalidade com poupanças significativas. No total, a empresa norueguesa pode contar com menos cinquenta por cento de consumo de energia. A sua facilidade de utilização e as opções de centralização tornam a solução de vácuo da Atlas Copco o sistema ideal para a produção de caixas EPS. Isto permite um grande conjunto de vantagens para as matérias-primas, como um material leve e económico que é perfeito para embalar, isolar e transportar peixe e marisco congelados.

Deste modo, o marisco e o peixe mantêm a temperatura e consistência durante um longo período de tempo e desenvolvem todo o seu sabor quando consumidos mais tarde.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial