Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Schaeffler apresenta solução para otimização da cadeia de processos na indústria alimentar

10/04/2024
A Schaeffler Iberia aproveitou a presença na Anuga FoodTec 2024 para apresentar soluções de rolamentos e serviços para a otimização da cadeia de processos na indústria alimentar.
As vedações e os raspadores otimizados, bem como a unidade de lubrificação de longa duração KIT450, nos carros das guias lineares KUVE-B...
As vedações e os raspadores otimizados, bem como a unidade de lubrificação de longa duração KIT450, nos carros das guias lineares KUVE-B, permitem reduzir os custos de limpeza e de manutenção. Foto: Schaeffler (Fonte: Schaeffler)

A Schaeffler Iberia apresentou soluções de rolamentos e serviços para a otimização da cadeia de processos na indústria alimentar.

A nova oferta, apresentada na Anuga FoodTec 2024, em Colónia, na Alemanha, inclui rolamentos de esferas insertáveis e chumaceiras fabricadas em plástico e guias lineares especificamente otimizadas para a indústria alimentar e atuadores lineares configuráveis, incluindo uma versão em aço inox para utilização na indústria alimentar.

Além disso, revelou o ecossistema de lubrificação OPTIME para o Condition Monitoring de linhas de produção completas e monitorização de pontos de lubrificação que reduz a quantidade de paragens não programadas.

Rolamentos de esferas insertáveis e chumaceiras específicos para a indústria alimentar

Os rolamentos de esferas insertáveis e as chumaceiras costumam ser utilizados quando são necessárias cintas e rolos transportadores. A Schaeffler oferece estes componentes mecânicos como parte da sua série FOOD (conceção FD). Os rolamentos resistentes à corrosão com lubrificante são adequados para a indústria alimentar. A empresa assinala que as chumaceiras da série RIBB..FD são fabricadas em plástico branco.

Guias lineares com lubrificação e vedação para a indústria alimentar

Outra novidade são as guias lineares de quatro carreiras de esferas da série KUVE..B. Para todos os tamanhos desta série, a Schaeffler disponibiliza uma unidade de lubrificação e vedação otimizada e especificamente adaptada à indústria alimentar. Este conjunto consiste numa unidade de lubrificação de longa duração KIT450, raspadores de lábio duplo adicionais, raspadores de chapa metálica sem contacto e massa lubrificante fluida de qualidade alimentar.

Atuadores lineares para ambientes difíceis e baixas temperaturas

Para requisitos de higiene mais rigorosos, a Schaeffler comercializa agora atuadores lineares da série CASM numa versão em aço inox. Muitos atuadores não entram em contacto direto com os alimentos, por exemplo quando são utilizados para redirecionamento e classificação em cintas transportadoras.

Para a realização destas tarefas, a Schaeffler disponibiliza uma seleção de atuadores lineares das séries CASM-25, -32, -40, -63 e -100. Os atuadores lineares da série CASM IP54S foram concebidos para aplicações em ambientes húmidos e poeirentos.

Cinemática dinâmica com redutores de precisão

Em matéria de soluções de recolha e colocação totalmente automatizadas e rápidas tanto para o manuseamento como para a embalagem, a empresa implementa sistemas multieixos com componentes padronizados sempre que possível. Para movimentos rotativos, a Schaeffler oferece os redutores de precisão das séries RT1 e RT2, bem como os redutores planetários de precisão da série PSC. Estes redutores foram concebidos para soluções de automatização exigentes

Relubrificação e Condition Monitoring

O lubrificador OPTIME C1 é uma solução de lubrificação inovadora e inteligente. O lubrificador C1 e os sensores de vibração OPTIME estão interligados e ligados à porta de acesso de forma autónoma para formar uma rede em malha. Utilizando a aplicação OPTIME Mobile, a equipa de manutenção obtém uma visão geral do estado de todas as máquinas, tais como bombas, moinhos, ventiladores, motorredutores e unidades de potência, bem como de cada um dos lubrificadores do tipo OPTIME C1. O ecossistema OPTIME reduz as dispendiosas paragens de produção não programadas, o que, por sua vez, aumenta o volume de produção anual.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial