Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Hispack em Barcelona com presença de quase 30 países

05/04/2024

A organização da Hispack 2024 anunciou que cerca de 30% dos mais de 720 expositores serão de fora de Espanha, incluindo de Portugal.

Entrada da Hispack 2022

Entrada da Hispack 2022

A Hispack acontece entre 7 e 10 de maio, no centro de exposições Gran Via da Fira Barcelona. Este é o ponto de encontro do ecossistema de embalagens no sul da Europa. Patentes estarão inovações em materiais e tecnologias de embalagem, processos e logística.

São 28 os países, além de Espanha, que vão marcar presença na Hispack 2024. Expositores e visitantes terão oportunidade de encontrar oportunidades de negócio e estabelecer contacto com novos clientes. Mais de 250 empresas internacionais, incluindo 9 portuguesas, principalmente dos sectores dos materiais, embalagens industriais e embalagens primárias, fazem parte do leque de 750 expositores em representação de 1250 marcas.

O número de expositores internacionais aumentou cinco pontos percentuais em relação à edição de 2022. A recuperação dos expositores chineses após a pandemia, o forte crescimento da presença italiana e a entrada de novos países na lista estão por detrás deste aumento da oferta internacional, que representa agora 30% do total.

A Turquia é o país estrangeiro com mais expositores (81), seguindo-se a Itália (39), a China (31), a Alemanha (23), a França (16), os Países Baixos (9), Portugal (9) e o Reino Unido (6). A lista de expositores inclui ainda empresas da Polónia, Bélgica, EUA, Egipto, Grécia, Marrocos, Argélia, Áustria, Canadá, Dinamarca, Eslovénia e Reino Unido.

Domínio do equipamento e maquinaria

60% da oferta na Hispack são de equipamento e maquinaria de processamento, embalagem, engarrafamento, fabrico de embalagens, codificação, etiquetagem e marcação, automação, robótica e logística.

Os restantes 40% dos expositores apresentam matérias-primas e materiais para embalagens, recipientes e elementos de embalagem e POS para vários sectores industriais e de consumo, bem como para distribuição, comércio eletrónico e retalho.

O diretor da Hispack, Xavier Pascual, sublinha que: “as oportunidades do mercado espanhol e as suas contínuas taxas de crescimento são os principais atrativos para as empresas internacionais que participam na Hispack em busca de novos clientes, bem como a ligação da feira com a América Latina e os países mediterrânicos devido à proximidade linguística e geográfica, respetivamente”.

Portugal vai representar 30% do público internacional

Portugal será o principal país em número de visitantes, logo a seguir a Espanha, prevendo-se que represente 30% do total de público estrangeiro da feira de embalagem na Fira de Barcelona.

Este ano, estima-se que quase um milhar de profissionais portugueses do sector da embalagem se desloquem à Barcelona para descobrir a oferta dos fabricantes e distribuidores espanhóis de tecnologia de embalagem, processamento e transformação, bem como de materiais e elementos de embalagem.

De acordo com dados da AMEC, Portugal é o sexto país de destino das exportações espanholas de maquinaria de embalagem, com números que não param de crescer desde 2020. A versatilidade, qualidade, inovação e serviço pós-venda das soluções de embalagem espanholas são muito apreciadas no mercado português.

Nove empresas portuguesas expõem na Hispack

Nove empresas portuguesas (mais duas do que em 2022) são expositores da Hispack em busca de novos contactos comerciais no mercado espanhol. Praticamente todas elas estão nos sectores da Embalagem Industrial, Embalagem de Marca e Premiumpack.

Empresas portuguesas na Hispack

  • Epoli Espumas de Polietileno,
  • Imporcash,
  • Litel Litografia e Embalagens,
  • Lival - Art Embalagem,
  • Lanema Group,
  • Multisac Embalagens Flexíveis,
  • Polivouga,
  • Sie,
  • The Navigator Company.

90% dos visitantes provenientes de Espanha

Quase 90% dos visitantes da Hispack provêm de Espanha. Na secção internacional, Portugal é o país que trouxe mais profissionais em 2022, seguido de Itália, França, Alemanha, Marrocos, Turquia, Chile, México, Colômbia e Reino Unido.

Compradores convidados do México, Polónia, Marrocos e Tunísia

Como novidade, com o objetivo de promover reuniões de negócios com profissionais de potenciais mercados com projetos de investimento específicos, a Hispack centra o seu programa de compradores convidados no México, Polónia, Marrocos e Tunísia, quatro países de interesse para as exportações espanholas.

Paralelamente, a Hispack apresentará o Japão como um mercado de oportunidade para a indústria europeia de embalagens. Neste sentido, acolherá a visita de uma delegação japonesa e dedicará o dia 9 de maio à apresentação de casos de sucesso e à promoção do networking entre empresas europeias e japonesas, com vista a ativar canais de troca de informação e cooperação internacional.

IBC é o ponto de encontro para visitantes internacionais

Para melhorar a experiência dos visitantes internacionais, a Hispack irá instalar o International Business Centre (IBC) no Hall 3 do centro de exposições como um ponto de receção com serviços específicos e uma agenda própria de actividades.

No IBC, os visitantes internacionais poderão receber aconselhamento personalizado sobre os fornecedores espanhóis mais adequados para desenvolver os seus projectos; assistir a conferências sobre mercados potenciais e à apresentação de casos de sucesso tanto de fabricantes espanhóis (Why Spanish Solutions) como de fabricantes internacionais (Best in class); realizar entrevistas com expositores; participar num encontro de negócios (Brokerage Event) com reuniões rápidas para encontrar fornecedores, colaboradores ou trocar experiências; e realizar visitas guiadas temáticas à feira, entre outras propostas.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial