Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Aimplas apoiou mais de 1500 empresas na transição para a economia circular em 2023

02/04/2024

O Centro Tecnológico dos Plásticos Aimplas, em Espanha, continua a fomentar a sua atividade no âmbito da economia circular. Em 2023, apresentou 206 projetos sobre o tema, prestou mais de 1100 serviços tecnológicos a empresas e participou em 76 ações de formação e conferências.

Imagen

A economia circular continua a ser o desafio mais importante que o sector dos plásticos enfrenta atualmente. As empresas estão em processo de conversão para um modelo de negócio mais sustentável, tanto em termos económicos como ambientais, o que implica rever os processos, serviços e produtos de toda a cadeia de valor e evitar o greenwashing.

Para apoiar esta transição, o Aimplas tem uma longa história de promoção da circularidade e continua a aumentar todos os anos a sua gama de projetos, serviços e formação para ajudar a comunidade empresarial. Ao longo de 2023, o Centro trabalhou com mais de 1500 empresas em ações relacionadas com a economia circular.

Linhas de trabalho

As principais linhas de trabalho em 2023 em termos de I&D foram o ecodesign; a incorporação de materiais de base biológica, reciclados, recicláveis, biodegradáveis e compostáveis; o desenvolvimento de novos modelos de negócio baseados na reparação e reutilização; a melhoria dos sistemas de recolha, gestão e separação de resíduos; a otimização dos processos de reciclagem mecânica, química e enzimática para obter materiais de qualidade para utilização em aplicações de elevado valor acrescentado; a obtenção de plásticos a partir de resíduos agro-alimentares; e a recuperação através de processos de biodegradação e compostagem.

Na área de projetos de Investigação & Desenvolvimento a organização recebeu 206 projetos relacionados com a economia circular, mais 10% do que em 2022. Em matéria de serviços tecnológico, o Instituto trabalhou com mais de 600 empresas em 1100 serviços relacionados com a economia circular em 2023 e aumentou as receitas em serviços de consultoria e de laboratório mais de 30%. Em 2023, o Aimplas continuou a aumentar as capacidades de biodegradação e acreditações relacionadas.

A organização posicionou-se ainda como um benchmark em certificações para a utilização de plástico reciclado em embalagens, de acordo com os standards UNE-EN 15343 e Recyclass.

A organização promoveu 76 atividades de formação e conferências que contaram, no conjunto, com a participação de mais de 1500 profissionais de 900 empresas.

Já em 2024, o Instituto aumentou os seus recursos para continuar a apoiar empresas em áreas como o ecodesign, a diretiva europeia para prevenir o greenwashing, o impacto Ambiental, os passaportes de produtos digitais, novos modelos de reutilização e reparação e novas certificações de produtos. Outra nova caraterística será a implementação de teste de tampas ligadas às garrafas, uma vez que esta será obrigatória, a partir de julho de 2024, que todas as embalagens com até três litros.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial