Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Conhecimento profundo dos pneus, da avaliação do ambiente operacional e do campo de aplicação, os três elementos que conduzem a decisões informadas quando se trata de avaliar os pneus mais adequados às necessidades de cada um.

Manuseamento de materiais: Dicas BKT para escolher o pneu certo

21/03/2024

A BKT, fabricante especialista em pneus off-highway, sempre se centrou em garantir que a qualidade dos seus produtos seja sinónimo de desempenho, estabilidade e durabilidade, conforme comprovado por testes rigorosos. No entanto, ao escolher os pneus mais adequados para condições de utilização específicas, como as típicas de ambientes industriais, entram em jogo vários fatores, todos eles cruciais para garantir um funcionamento sem problemas e uma operação contínua.

Os pneus BKT são rigorosamente testados para garantir um desempenho ideal numa grande variedade de condições e para melhorar a segurança e o conforto...

Os pneus BKT são rigorosamente testados para garantir um desempenho ideal numa grande variedade de condições e para melhorar a segurança e o conforto dos trabalhadores que operam em ambientes industriais.

Em ambientes industriais, os pneus podem ter um impacto significativo no desempenho global, na segurança e no custo das operações. Por isso a BKT preparou um guia que descreve os elementos a considerar ao escolher os pneus ideais para equipamento de manuseamento de materiais.

Um bom ponto de partida é identificar as características e vantagens que os distinguem uns dos outros, tornando-os assim adequados a determinadas condições e a diferentes domínios de aplicação. Os pneus sólidos, por exemplo, são resistentes a furos e, por isso, ideais para ambientes difíceis ou tipicamente caracterizados por elementos e detritos afiados e superfícies rugosas. Os pneus de lonas cruzadas, por outro lado, garantem uma excelente resistência contra os choques e os furos, garantem uma maior estabilidade e conforto quando utilizados em superfícies irregulares e suportam geralmente cargas mais elevadas do que os pneus radiais. Em contrapartida, estes últimos proporcionam uma maior eficiência de combustível, maior durabilidade e uma condução mais suave em comparação com os pneus de lonas cruzadas, especialmente a velocidades mais elevadas.

“Analisar os vários tipos de pneus permite tomar decisões informadas com base na utilização final prevista, mas é também crucial que o produto se adeque ao ambiente de trabalho. A este respeito, é aconselhável considerar as condições da superfície onde o equipamento estará a funcionar, bem como a possível exposição a produtos químicos e à temperatura”, comenta Piero Torassa, diretor de engenharia de campo da BKT. “A capacidade de carga e a dimensão dos pneus são igualmente fatores cruciais. Em particular, a sobrecarga pode levar a um desgaste prematuro e a potenciais riscos de segurança", acrescenta.

Em primeiro lugar, entre os pneus mais populares e mais utilizados da gama BKT, encontra-se o LIFTMAX LM 81, um pneu para empilhadores e tratores industriais utilizado em operações pesadas. Apresenta um design de piso durável e robusto e é fabricado com um composto antiestático único para garantir a resistência à acumulação de energia eletrostática do veículo, proporcionando ao mesmo tempo um baixo desgaste e uma longa vida útil do pneu. Distingue-se pela sua estrutura sólida totalmente em aço e pela parede lateral reforçada, que proporcionam estabilidade e segurança no modo de elevação, bem como uma tração excecional. O pneu também está em conformidade com as normas antiestáticas e, graças às suas características, dissipa a carga estática do equipamento.

O MAGLIFT (RIM GUARD) foi desenvolvido para empilhadores normalmente utilizados para as tarefas mais pesadas em ambientes industriais e operações de logística. Apresenta uma banda de rodagem sólida e robusta, proporciona uma excecional tração frontal e lateral e possui uma elevada capacidade de carga sem comprometer o conforto de condução do operador. O rebordo especial do talão do pneu assegura a proteção contra danos nas rodas, garantindo simultaneamente uma durabilidade e resistência excecionais. O rasto distingue-se igualmente por uma baixa resistência ao rolamento, enquanto que a estrutura reforçada do talão evita o risco de derrapagem na jante. O pneu é particularmente resistente a cortes e lascas, o que resulta num ciclo de vida mais longo do produto.

Finalmente, para ambientes industriais caracterizados pelas baixas temperaturas, a BKT concebeu o SNOW GRIP que também é ideal para empilhadores. O pneu tem um design único do piso com arestas especiais que proporcionam uma aderência e estabilidade sem paralelo em superfícies frias, escorregadias ou geladas, para além de uma excelente estabilidade e desempenho de travagem.

Qualquer que seja a solução escolhida, é essencial confiar em pneus especificamente concebidos para satisfazer as necessidades típicas deste setor e contribuir para a segurança do manuseamento de materiais e a racionalização dos processos. Um conjunto de elementos que se reflete em termos práticos nos pneus BKT. Cada um dos quais tem as suas próprias funções e características específicas, mas estão todos unidos por elevados padrões de qualidade.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial