Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Automação na indústria alimentar

17/01/2024

A KUKA modernizou a indústria alimentar através da automatização de processos convencionais com os seus robôs, que podem ser incorporados desde logo no fornecimento de matérias-primas, no processamento de alimentos, na embalagem, na paletização e até na preparação para o transporte.

Imagen

Automação inteligente ao longo de toda a cadeia de produção

A cadeia de processos na indústria alimentar começa frequentemente com o fornecimento de matérias-primas. A KUKA implementa soluções de automatização para processos logísticos, armazéns e centros de distribuição com a sua vasta gama de robôs e plataformas móveis.

Os robôs KUKA são convincentes em muitos setores:

  • Processamento de carne (corte, recolha de peças de carne, seleção, etc.);
  • Proteínas e substitutos de carne (colocação de peças, corte de proteínas, etc.);
  • Produtos lácteos (paletização de embalagens de iogurte, descasque e corte de queijo, etc.);
  • Produtos de padaria e cereais (corte, empilhamento e manuseamento de pão, etc.);
  • Frutas e legumes (seleção e corte de frutas e legumes, preparação de carregamentos, etc.);
  • Doces e gelados (enchimento de formas, embalagem, etc.);
  • Refeições prontas (empilhamento, embalagem e paletização de contentores, etc.);
  • Serviços alimentares (preparação de bebidas, etc.).

Além disso, o portefólio de soluções inclui robôs que cumprem requisitos especiais para indústrias e ambientes extremos na produção alimentar para os mais elevados requisitos de higiene na indústria, como uma variante especial para câmaras frigoríficas e com lubrificantes seguros para alimentos em todas as categorias de carga. É de destacar o robô KR Delta de alta velocidade na variante Hygienic Machine, adequado para o manuseamento e preparação de embalagens de produtos em linhas de alta produtividade. Ideal para tarefas de recolha e colocação.

Imagen

Para uma flexibilidade ainda maior, oferecemos o software ideal para etapas importantes do processo, como tarefas de manuseamento, recolha e colocação ou paletização. O nosso software:

  • Kuka.ConveyorTech: o software adapta automaticamente os robôs ao movimento das linhas de produção e das correias transportadoras.
  • Kuka.PickControl: o pacote tecnológico com processamento de imagem integrado permite a recolha e embalagem automatizada de peças não selecionadas.
  • Kuka.PalletTech: o software de paletização permite a configuração simples de tarefas de paletização com diferentes padrões e estações de empilhamento.
  • Kuka.VisionTech: o software de aplicação é adequado para rejeitar géneros alimentares defeituosos ou embalagens danificadas. Com reconhecimento de objetos 2D, reconhecimento de códigos e OCR.
  • Kuka.Sim: o software de simulação suporta tudo, desde a simulação de robôs e programação offline até à colocação em funcionamento virtual.
  • Kuka.PerceptionTech: o software permite que os robôs Kuka, em conjunto com o sensor Kuka Perception _3D, apanhem e posicionem objetos por si próprios.

A KUKA é uma empresa global de automação, com um volume de negócios de cerca de 3,3 mil milhões de euros e cerca de 14.000 colaboradores. Está sediada em Augsburg, na Alemanha. Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de automação inteligente, a empresa oferece aos seus clientes tudo o que necessitam a partir de uma única fonte: desde robôs e células até sistemas totalmente automatizados e a sua interligação em mercados como o automóvel, a eletrónica, o metal e os plásticos, os bens de consumo, o comércio eletrónico/retalho e a saúde.

A KUKA Iberia  está há mais de 25 anos em Portugal e 50 anos na Peninsula Ibérica. Este meio século assistiu à evolução tanto dos robôs como dos serviços KUKA. Destacam-se o serviço de atendimento e aconselhamento ao cliente e a Academia Kuka.

No portal digital do cliente my.Kuka, os clientes têm acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, a informações e serviços, onde podem facilmente verificar dados e disponibilidades de produtos, encomendar produtos de hardware e software ou gerir licenças.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial